O Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo 13 - Itens 11 a 16
O artigo de hoje é uma livre interpretação da mensagem de Adolfo, Vicente de Paulo, Cáritas, um Espírito Protetor e João, entre 1858 a 1861, contida em O Evangelho segundo o Espiritismo.
A beneficência é um grande sentimento de generosidade, que nos desperta a compreensão de nossas obrigações com nossos irmãos que sofrem, permitindo as mais puras e doces alegrias do coração que não são perturbadas nem pelo remorso, nem pela indiferença. É a caridade, portanto, o remédio contra as aflições da vida, fazendo a alegria renascer onde só havia desespero.
A caridade é a virtude fundamental emanada de Deus; é o caminho principal que nos conduz até Ele. É ela que traz a paz do coração, o contentamento da alma, o remédio para as aflições da vida, é o caminho do progresso espiritual.
A questão 918 de O Livro dos Espíritos nos lembra que o espírito prova a sua elevação, quando todos os atos da vida corporal são representados pela prática da Lei de Deus.
O homem de bem é aquele que pratica a lei de justiça, amor e caridade. Possuído do sentimento de caridade e de amor ao próximo, faz o bem visando o bem, sem esperar nada em troca.
Diferentemente da esmola, a caridade une o benfeitor ao beneficiado. Assim, quando estiver aborrecido, lance um olhar sobre aqueles que precisam, sobre aqueles que se encontram em situação pior e verá quantas pessoas pode ajudar. A verdadeira felicidade consiste em aliviar o coração daqueles que sofrem.
Se estivéssemos na mesma posição daqueles que se encontram infelizes, ficariamos contente se alguém nos desse atenção e dividisse algo conosco, portanto compartilhemos o que puder e de bom grado com o seu próximo.
Ao compartilhar, a riqueza na Terra poderá ser um pouco menor, mas as bênçãos junto a Deus serão certamente abundantes.
Todos podem praticar a caridade. Todos podem doar ou compartilhar algo com quem não tem. Não há quem possua algo que não possa dividir.
Por isso, sejamos benfeitores, afinal a beneficência é o simples ato de fazer o bem.
Equipe Vida e Espiritismo
Bibliografia: KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 3 ed. França.Esta é uma livre interpretação.