O Evangelho Segundo o Espiritismo – Capítulo 11 – item 13
“Disse-vos recentemente, meus queridos filhos, que a caridade sem fé não é suficiente para manter entre os homens uma ordem social capaz de fazê-los felizes. Eu deveria ter dito que a caridade é impossível sem fé.”
Se procurarmos no dicionário “Fé” e “Caridade”, notaremos que os significados destas palavras nos levam a sinônimos de crença, bondade e benevolência. Necessitamos observar os ensinamentos de Jesus contidos no Evangelho e colocá-los em prática.
Se não atentarmos para o detalhe de que a vida terrena é para nosso aperfeiçoamento moral, e aprender a amar e servir o próximo, estaremos desperdiçando mais uma reencarnação e contraindo dívidas ainda maiores consigo mesmo e com Deus.
Como Emmanuel nos explica claramente em uma de suas mensagens: “Fé sem caridade é lâmpada sem reservatório de força. Caridade sem fé representa a usina sem lâmpada”.
Fé não pode existir sem caridade. Elas andam juntas e explicamos porque:
A Fé faz com que acreditemos na vida futura. Acreditamos ainda, que nosso trabalho de ajuda ao próximo deve ser intenso e ininterrupto e não apenas impulsos generosos. Com ela nos tornamos mais firmes em nossos propósitos de ajuda ao semelhante.
A Caridade por sua vez, é o único caminho capaz de nos aperfeiçoarmos moralmente, visto que para praticá-la é necessário que sacrifiquemos nossos desejos e caprichos, única e exclusivamente para o bem do semelhante, sem qualquer tipo de interesse.
Procuremos analisar desde nossos pequenos atos.
Quantos de nós somos capazes de beneficiar alguém, sem visar qualquer tipo de vantagem por menor que seja? Interroguemos nossa consciência e sempre que houver qualquer tipo de interesse nesses atos, estaremos, sem dúvida alguma, praticando um trabalho sem fé e sem caridade.
Caridade significa desprendimento. Significa praticar o bem sem esperar algo em troca, seja material ou espiritualmente. O verdadeiro Espírita não espera qualquer tipo de recompensa.
Deus quer que cada um de nós ajude um ao outro. Ajude, mas sem visar algo em troca. Ajude, mas sem prejudicar qualquer ser vivo. Ajude, sacrificando seu orgulho, seu egoísmo e sua vaidade. Ajude, mas com Fé, praticando sempre e, indistintamente, a Caridade.
Quando ajudarmos a todos, inclusive aos inimigos, seremos verdadeiros irmãos. Com isso, conseguiremos nos transformar em exemplos de Caridade, e para tanto é necessário Fé, Perdão, Ação, Disciplina e Paciência, rememorando os ensinamentos de Jesus.
Equipe Vida e Espiritismo
Bibliografia: KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo, edição 3 em francês.Esta é uma livre interpretação.