O Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo 11 - item 13
O artigo de hoje contém uma livre interpretação da mensagem de um Espírito Protetor, de 1861, contido no livro O Evangelho Segundo o Espiritismo.
A caridade é impossível de ser praticada sem a fé.
A caridade, como nos descreve a questão 886 de O Livro dos Espíritos, é ser benevolente para com todos, é ser indulgente para com as imperfeições dos outros, é perdoar as ofensas. O amor e a caridade são o complemento da lei de justiça.
Deus criou cada um de seus filhos para ser feliz, sem dúvida, mas a real felicidade, para a qual todos foram destinados, encontra-se no bem que se pratica, e não nos bens materiais que se possui.
É durante a vida terrestre, nas sucessivas reencarnações, que o homem adquire o aperfeiçoamento moral. Por meio de bens materiais, concedidos por Deus, de renúncias e sacrifícios, do aprendizado com as dificuldades da vida, convivência com pessoas de diferentes gostos e necessidades, é que será possível exercitar a caridade.
Que cada um busque, assim, sacrificar o egoísmo, o orgulho e a vaidade existentes no íntimo da alma, pois somente com a inspiração proveniente da caridade e da fé inabalável é que será possível triunfar sobre o mal.
Jesus nos deu o exemplo de conduta para a vida, mostrando-nos a fé como premissa da prática do amor e da caridade e, embora tenha tido muitos momentos de aflição, jamais deixou de demonstrar coragem seguindo os mandamentos de Deus.
É a fé que estimula a generosidade corajosa e perseverante, pois traz a certeza de que cada ato levará a ajuda necessária a quem precisa.
Lembremo-nos do que o Espírito Protetor disse: "[...] a caridade sem a fé não é suficiente para manter entre os homens uma ordem social capaz de torná-los felizes. Eu deveria ter dito que a caridade é impossível sem a fé. Vocês poderão encontrar, é verdade, impulsos generosos, mesmo entre pessoas sem religião, mas a caridade genuína, que se exerce apenas pela abnegação, pelo sacrifício constante de todos os interesses egoístas, essa, apenas a fé pode inspirá-la. Somente a fé é que nos faz carregar, com coragem e perseverança, a cruz desta vida.”
Portanto, o homem só triunfará se a caridade o inspirar e se a fé o sustentar.
Equipe Vida e Espiritismo
Bibliografia: KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 3 ed. França.KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. 1 ed. França.Esta é uma livre interpretação.