O Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo 19 - item 11
O artigo de hoje abrange o texto de José, Espírito Protetor, de 1862, contido em O Evangelho Segundo o Espiritismo.
A fé é a mãe de todas as virtudes que conduzem a Deus e, para ser proveitosa, ela deve ser ativa.
A esperança e a caridade são resultados da fé e formam uma trindade inseparável. Afinal, como ter esperança, sem ter fé? A fé desperta todos os mais nobres instintos que conduzem o homem ao bem. Ela é a base da regeneração e, por isso, é necessário que seja forte e durável, pois o que seria se a mais ligeira dúvida a abalasse?
“Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.” (Hebreus 11:1)
Jesus disse: "Eu asseguro que, se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: 'Vá daqui para lá', e ele irá. Nada será impossível para vocês.” (Mateus 17:20)
Nessa passagem, Jesus exalta que conquistaremos tudo com o poder da fé. A fé dá perseverança, vigor, certeza, força de vontade de permanecer no bem, calma, confiança em si mesmo, nas capacidades intelectuais e físicas, equilíbrio para saber ouvir e seguir as intuições vindas de Deus, de Jesus e dos bons Espíritos, para só assim conseguir sair da dificuldade ou encontrar uma solução e atingir o propósito útil no bem.
A fé sincera é empolgante, contagiosa e encontra as palavras que vão à alma. Tenhamos, pois, a fé pura e racional. Amemos a Deus, mas sabendo porque O amamos; é necessário crer em suas promessas, mas sabendo porque acreditamos. Peguemos a fé pelo exemplo de suas obras no bem, pela esperança firme, dando àqueles que nos observam condições de enfrentar todas as mudanças e dificuldades da vida. É a fé que estimula a generosidade corajosa e perseverante, pois traz a certeza de que cada ato levará a ajuda necessária a quem precisa. Acreditemos e esperemos confiantes, pois os milagres são obras da fé.
“Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que Ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.” (Hebreus 11:6)
Equipe Vida e Espiritismo
Bibliografia: KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 3 ed. França.Esta é uma livre interpretação.