O Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo 16 - Item 4
O artigo de hoje é uma livre interpretação do texto contido no livro O Evangelho Segundo o Espiritismo.
Jesus passava pela cidade de Jericó. Nesta cidade havia um homem chamado Zaqueu que era chefe dos coletores de impostos e muito rico.
Zaqueu, queria ver Jesus, mas como era de baixa estatura, subiu numa figueira para vê-Lo. Jesus, ao passar pelo local onde estava Zaqueu, disse-lhe:
— Zaqueu, hoje irei pousar em sua casa.
Ao ouvir o que Jesus havia dito, Zaqueu apressou-se em descer da figueira e O recebeu com alegria.
Todos aqueles que viram isto murmuravam que Jesus tinha se hospedado na casa de um homem pecador.
Zaqueu, ao ouvir isso, se levantou e disse a Jesus:
— Senhor, vou dar aos pobres metade do que tenho e se roubei algo de alguém, vou restituir quatro vezes mais.
E Jesus respondeu:
— Hoje veio a salvação a esta casa, pois o filho do homem veio buscar e salvar o que havia se perdido.
Essa passagem, contida no Evangelho de Lucas, se passa em uma época onde os coletores de impostos eram vistos como pecadores. Eles eram julgados como pessoas ruins, porque alguns enriqueciam de maneira ilícita e, além disso, o povo não aprovava os valores dos impostos que eram bem altos. Por isso, algumas pessoas ficaram admiradas que Jesus estivesse indo se hospedar na casa de Zaqueu que era chefe dos cobradores de impostos.
Mas ao ir para a casa de Zaqueu, Jesus reconheceu o seu desejo de mudar, quando Zaqueu disse que daria metade de seus bens aos pobres e que se fizesse mal a alguém iria restituí-lo quatro vezes mais.
Zaqueu se arrependeu da forma que vivia. Naquele momento, Jesus sentiu a sinceridade de Zaqueu e, por isso, disse: “Hoje veio a salvação a esta casa”, “pois o filho do homem veio buscar e salvar o que havia se perdido.”; é neste instante que Jesus nos chama a atenção, trazendo esperança, pois todos já erraram em algum momento, mas a salvação vem a partir do instante em que nos arrependemos e decidimos não fazer mais o mal, mas só fazer o bem.
Equipe Vida e Espiritismo
Bibliografia: KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 3 ed. França.Esta é uma livre interpretação.