O Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo 11 - itens 8 a 10
O artigo de hoje abrange uma livre interpretação do texto de Lázaro, de 1862, de Fénelon, de 1861 e de Sanson, de 1863, contido em O Evangelho Segundo o Espiritismo.
O amor é o sentimento que resume inteiramente a Doutrina de Jesus.
Em seu texto, Lázaro e Fénelon nos esclarecem que o homem só possui instintos em sua origem. Para a evolução, é necessário instruir-se e depurar-se, vencendo os maus instintos e aperfeiçoando os sentimentos, trazendo consigo o progresso.
Desta forma, a evolução do homem, desde a sua origem, traz o desenvolvimento de sentimentos, dentre eles o sentimento de amor.
O amor é de essência divina e está na Lei de Deus. Embora muitas vezes ele seja comprimido pelo egoísmo, este sentimento é fonte de virtudes, que geram afeições sinceras e ajudam os seres a transporem os caminhos árduos da existência humana.
Em certa ocasião, quando perguntaram a Jesus qual era o maior mandamento da Lei, Ele respondeu:
“— Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e com toda a tua mente: este é o maior e o primeiro dos mandamentos. E o segundo é semelhante a este: Amarás teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.” (Mateus 22:36-40).
As palavras de Jesus trazem o amor como essência do maior mandamento, demonstrando que a prática da Lei do Amor consiste em não ser indiferente com os demais, pois essa Lei é a que une a todos os seres e elimina as misérias sociais, estimulando a transformação social e aperfeiçoamento moral dos seres.
A questão 647 de O Livro dos Espíritos nos relembra que, na Lei de Deus, está contida o preceito de amor ao próximo, pois este abrange todos os deveres dos homens uns para com os outros.
Portanto, cada um deve saber interpretar a Lei de Deus corretamente, sem adulterar o sentido de uma Lei que se traduz inteiramente em amor e caridade, e assim, quando a Lei de Deus for a base da lei humana os povos praticarão entre si a caridade e, então, viverão felizes e em paz.
A Lei de Deus é a Lei do Amor!
Equipe Vida e Espiritismo
Bibliografia: KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 3 ed. França.KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. 1 ed. França.Esta é uma livre interpretação.