O Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo 5 - item 25
Às vezes, a tristeza pode trazer aperto ao coração e, por isso, poderá achar a vida amarga. Por que, então, essa melancolia?
A melancolia ocorre porque o Espírito aspira por liberdade e felicidade e, por estar encarnado, sente-se como em uma prisão e esgota seus esforços para sair deste estado. Quando percebe que seus esforços são em vão, cai em desânimo e, com isso, o corpo sofre com a influência do Espírito.
É importante resistir à melancolia, ao desânimo, ao estado de tristeza e à amargura!
Todos os homens buscam por uma vida melhor, mas vivemos em um mundo de provas e expiações. Isto representa que a felicidade real não é deste mundo. Temos momentos de felicidade, mas que não são permanentes.
Para alçar mundos mais evoluídos, felizes, é necessário progredir moral e intelectualmente, e, para isso, precisamos resgatar as nossas dívidas, ter paciência, resignação, trabalhar no bem e praticar a caridade.
Nenhum sofrimento é para sempre e, se comparado a Eternidade, são de curta duração. Por isso, nos momentos de dificuldade, preocupação, tristeza, melancolia, seja forte e corajoso para suportá-las. Peça ajuda e orientação a Deus. Deus com Sua infinita bondade enviará Espíritos amigos para instruir e ajudar na caminhada.
Tenha fé na vida futura! Tenha fé em Deus!
Equipe Vida e Espiritismo
Bibliografia: KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 3 ed. França.Esta é uma livre interpretação.