O Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo 24 - item 11
Jesus viu um homem chamado Mateus sentado na banca de coleta de impostos e lhe disse:
— Siga-me!
Ele se levantou e O seguiu.
Jesus estando a mesa, na casa de Mateus, muitos publicanos e pecadores vieram e se sentaram perto de Dele e de Seus discípulos.
Vendo isto, os fariseus perguntavam aos discípulos de Jesus:
— Por que o Mestre de vocês come com os publicanos e pecadores?
Jesus, ouvindo isso, respondeu:
— Aqueles que estão sãos não precisam de médico, mas aqueles que estão doentes precisam de médico.
* * *
Todas as pessoas são convidadas para serem discípulos de Jesus, mas para isso é necessário se despojar do mal e segui-lo.
Mateus era um coletor de impostos, publicano e, por isso, era mal visto pelas pessoas da época. Mas Mateus ao receber o convite de Jesus abandonou sua profissão e O seguiu. Jesus, estando na casa de Mateus, durante uma refeição, causou surpresa a algumas pessoas pela situação, que perguntaram aos discípulos de Jesus, porque Ele comia com publicanos e pecadores. Jesus, como sempre, aproveitou a situação para ensinar que são os doentes que precisam de médicos e não os sãos.
Isto parece muito óbvio, porém, Jesus estava falando não apenas da doença física, mas também da espiritual.
Jesus é o médico das almas e todos aqueles que seguem os Seus ensinamentos com fé, esperança, trabalho no bem e boa vontade são curados.
Aqueles que estão doentes, porque estão no mal e se arrependem de seus erros de maneira sincera, encontram consolo em Jesus, mas, para isso é necessário reparar os erros e não repeti-los.
Por isso, não são os que têm saúde que precisam de médico, mas aqueles que estão doentes, que praticam o mal, se perdendo em vícios etc.
Jesus ajuda a todos que querem Sua ajuda e, principalmente aqueles que têm boa fé e que não são orgulhosos.
Equipe Vida e Espiritismo
Bibliografia: KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 3 ed. França.Bíblia. Mateus 9:10-12.Esta é uma livre interpretação.