O Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo 9 - item 7
“Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.” Romanos 12:12
Paulo de Tarso em sua Epístola aos Romanos nos esclarece que precisamos ter esperança, ser paciente na dificuldade e ser perseverante na oração.
Aí está a receita de como superar as dificuldades: tendo esperança, paciência e permanecer em prece.
Jesus é o maior exemplo de esperança, de paciência e por estar sempre conectado a Deus, através da prece e de Suas ações no bem.
Jesus é o modelo que devemos seguir.
A paciência é uma virtude que todos nós precisamos adquirir para ter equilíbrio emocional.
Com a fé por dias melhores, temos esperança, consolação e a paciência para superar as dificuldades.
Com a prece nos ligamos a Deus e aos bons espíritos que sempre nos orientam pelo caminho do bem. Com uma prece que venha do coração, conseguiremos coragem, paciência, resignação e os meios de sair das dificuldades.
A mensagem de um espírito protetor contida em O Evangelho segundo o Espiritismo, capítulo 9, item 7, nos alerta para sermos pacientes, porque a paciência é uma forma de caridade e devemos praticar a lei da caridade, ensinada por Jesus. A caridade de dar esmola a quem necessita é a mais fácil de ser feita, porém existe uma outra caridade mais difícil e muito importante, que consiste em perdoar aqueles que Deus coloca em nosso caminho para servirem de instrumentos de sofrimentos e assim colocar a nossa paciência à prova.
Com a prática da caridade trabalhamos na Seara de Jesus e não perderemos tempo com lamentações, bem como, veremos que existem pessoas que estão com maiores dificuldades, mas que não estão se lamentando, muito pelo contrário seguem no bem.
Pessoas impacientes tomam decisões precipitadas, provocam discórdias e raiva, se ligando ao mal.
Disse Jesus: “Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus.” Mateus 5:9.
Com esta frase, Jesus faz da calma, da paciência e da doçura, uma lei. E condena a violência, a raiva, o rancor, a agressividade e qualquer ofensa que se possa usar contra o próximo.
Se agirmos corretamente, se superarmos as dificuldades com a fé sincera, que é sempre calma, se tivermos a paciência de quem sabe esperar, teremos inteligência e compreensão das coisas, seremos consolados, encontraremos a paz, a solução e a ajuda para superarmos as dificuldades.
O que Deus sempre nos concederá, se for pedido através de uma prece sincera, é a confiança, a coragem, a paciência, a resignação e, também, os meios de sair das dificuldades.
Deus não coloca uma carga sobre nossos ombros, maior do que podemos suportar, ou seja, Deus não coloca sobre nós, dificuldades e sofrimentos maiores do que podemos carregar. Portanto, essa carga é proporcional às nossas forças, bem como, a recompensa será proporcional à paciência, à resignação e à coragem de cada um.
“O fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.” Gálatas 5:22-23.
Estas são as virtudes que precisamos desenvolver, os frutos que precisamos produzir a partir de agora!
Equipe Vida e Espiritismo
Bibliografia: KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 3 ed. França.Esta é uma livre interpretação.