O Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo 18 - itens 1 e 2
Mateus em seu Evangelho escreveu a seguinte parábola contada por Jesus:
“O reino dos Céus se assemelha a um rei que quer festejar as bodas de seu filho.
Chamando então seus servos, o rei lhes disse:
— A festa de casamento está inteiramente preparada; aqueles que foram chamados e não compareceram não eram dignos dele. Ide, pois, e chamais para as bodas todos quantos encontrardes.
Os servos então saíram pelas ruas e trouxeram todos os que iam encontrando, bons e maus; a sala de bodas se encheu de pessoas.
Em seguida, o rei entrou para ver os que estavam à mesa e vendo um homem que não vestia a túnica nupcial disse-lhe:
— Como entraste aqui sem a túnica nupcial?
O homem manteve-se em silêncio. Então o rei disse se dirigindo a seus servos:
— Tirem-no daqui, e lança-o para fora: aí é que haverá prantos e ranger de dentes, porquanto, muitos são chamados, mas poucos são escolhidos”.
Jesus compunha suas parábolas com os hábitos mais populares e as adaptava aos costumes e caráter do povo ao qual se dirigia. Nesta parábola, Jesus compara o Reino dos Céus a uma festa. Os enviados do rei são os profetas que convidavam a seguir os ensinamentos de Jesus mas suas palavras quase não eram escutadas.
Aqueles que foram convidados e não compareceram simbolizam as pessoas que são absorvidas pelos bens materiais, e se conservam indiferentes ao que é de Deus.
Quando o rei disse para seus servos chamarem bons e maus, Jesus queria dizer que a palavra de Deus é pregada a todos. E embora todos sejam convidados, não basta dizer-se cristão, nem se sentar à mesa para participar do banquete, é necessário estar vestindo a túnica nupcial, isto é, ter o coração puro e seguir os mandamentos que Jesus ensinou, seguir a lei de Deus.
Quantos são os que ouvem a palavra divina, mas quão poucos são os que as guardam e as aplicam. Eis porque "muitos os chamados, mas poucos os escolhidos”.
Escolhamos sempre fazer o bem. Sejamos pessoas de bem. Toda moral se resume em bem proceder. Aquele que pratica o bem, sem distinguir ninguém, cumpre a lei de Deus. Sejamos como aqueles convidados que estavam vestindo a túnica nupcial.
Equipe Vida e Espiritismo
Bibliografia: KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 3 ed. França.KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. 76 ed. FEB.Esta é uma livre interpretação.