O Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo 18 - itens 3 a 5
Entrai pela porta estreita, porque a porta da perdição é larga, o caminho para ela é amplo, e há muitos que entram por ela. Como é pequena a porta da vida! Quão estreito é o caminho para isso! E poucos a encontram! Mateus, capítulo 7:13-14
Alguém perguntou a Jesus:
— Senhor, poucos serão salvos?
Ele respondeu:
— Esforce-se para entrar pela porta estreita, porque asseguro que muitos procurarão entrar ali e não poderão. E quando o pai de família tiver entrado e fechado a porta e você, estando fora, começar a bater, dizendo: Senhor, abre para nós; ele vai te responder: eu não sei de onde você é. Então você vai começar a dizer: Comemos e bebemos na sua presença, e você nos ensinou em lugares públicos. E ele vai te responder: eu não sei de onde você é; afastai-vos de mim, todos vós que praticais a maldade. Lucas, capítulo 13:23-30
Nestas passagens dos Evangelhos de Mateus e Lucas, Jesus deixa muito claro que a porta para a perdição é larga, porque os vícios são numerosos e o caminho do mal é frequentado por muitos. Porém a passagem para a salvação é estreita, porque o homem para cruzá-la deve acabar com suas imperfeições, se esforçar para conseguir passar por ela, combater suas tendências para o mal, a preguiça, a vaidade, o egoísmo, o orgulho entre outros vícios e muito poucos querem fazer isso.
Todos somos chamados para o aperfeiçoamento moral, para seguirmos na Seara de Jesus, mas, mesmo muitos sendo chamados, poucos são os escolhidos. Por que isso?
Por que será que estamos em um mundo de expiação? Estamos em um mundo de expiação porque não evoluímos o suficiente para podermos passar para um outro patamar, para um mundo mais evoluído.
Por que não evoluímos? Porque ainda optamos pela porta larga, pela preguiça, valorizamos muito mais tudo aquilo que é material.
Este é o estado atual da Humanidade, onde o mal predomina, onde muitas pessoas preferem o que é fácil, banal. Preferem permanecer no mal e serem indiferentes...
Contudo, a Terra está evoluindo e em breve, somente aqueles que merecerem poderão ficar aqui. Merecem por terem feito o que é correto e por frequentarem a porta estreita, praticarem o bem, estes sim, participarão da evolução da Terra. Estes abandonaram a preguiça, amam a Deus sob todas as coisas, amam o próximo como a si mesmos, seguem os ensinamentos de Jesus, têm boa-vontade, praticam a caridade, não julgam, enfim são homens de bem.
Que tal optarmos pela porta estreita?
Equipe Vida e Espiritismo
Bibliografia: KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 3 ed. França.Esta é uma livre interpretação.