O Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo 2 - Item 4
O artigo de hoje abrange uma livre interpretação do texto contido no livro "O Evangelho Segundo o Espiritismo".
O título de rei na Terra tem uma conotação diferente no mundo espiritual.
Na Terra, o título de realeza é conferido por pessoas e exercido por um período de tempo limitado. Essa realeza acaba com a morte do corpo físico.
A realeza de Jesus, porém, advém do mérito moral e é permanente, sobrevive à morte.
É a esta realeza a que Jesus se refere quando diz a Pilatos:
“Meu Reino não é deste mundo”.
Mas qual seria o sentido dessas palavras de Jesus? Segundo a questão 1018 de "O Livro dos Espíritos", Jesus queria dizer que o Seu reinado se exerce unicamente em corações puros e sem interesses, pois Ele está onde quer que o amor ao bem prevaleça.
Jesus ensinou as verdadeiras Leis de Deus, e os espíritos estão incumbidos de preparar o Reino do Bem o qual Jesus anunciou, como nos relembra a questão 627 de "O Livro dos Espíritos".
Todos os que tiverem os princípios de Jesus como preceitos básicos de suas condutas se ocuparão apenas com o que é essencial: o amor ao próximo e a caridade.
Portanto, voltemos nosso olhar para a prática infindável do bem, da caridade e do amor ao próximo; voltemos nosso olhar aos exemplos que Jesus nos deixou, pois Seu jugo é suave e Seu fardo é leve.
"O Livro dos Espíritos" nos relembra, na questão 625, que o modelo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para servir de guia é Jesus. Jesus constitui o tipo da perfeição moral que a Humanidade pode aspirar na Terra. Sua Doutrina é a expressão mais pura da Lei de Deus.
Todos nós somos discípulos de Jesus e devemos divulgar a Boa Nova que é o Seu Evangelho. Divulgar vai além de falar, precisamos exemplificar os ensinamentos de Jesus no nosso dia a dia.
Busquemos o equilíbrio em nossas atitudes, mantenhamos o pensamento no bem para fazermos apenas o que é correto, mantenhamos a boa conduta e o respeito ao próximo, pratiquemos o que o Mestre nos ensinou, honrando Seu reinado perpétuo.
Busquemos Jesus em cada pensamento, em cada palavra que sai de nossa boca, em cada ação. Levemos adiante a maestria do Seu legado.
Equipe Vida e Espiritismo
Bibliografia: KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 3 ed. França.Esta é uma livre interpretação.