O Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo 6 - Itens 5 a 8
O Espiritismo lembra que, acima de tudo, reina a verdade imutável: o Deus bom, o Deus grande que faz germinar a planta e eleva as ondas.
Disse Jesus, “Vinde a mim, vós todos que sofreis!”. Com isto, Jesus indica que o caminho das aflições é que conduzirá o homem até Deus. No entanto, o homem desviou-se do caminho correto fazendo seus irmãos sofrerem.
Deus não quer que nos destruamos. Ele quer que nos ajudemos uns aos outros e que cultivemos as virtudes dentro de nós. Não afastemos de nós a luz que clareia o caminho reto e que conduz a Deus.
O Espírito de Verdade traz dois ensinamentos importantíssimos: “Amem-se” é o primeiro; "Instruam-se" é o segundo. Traz ainda a necessidade de enfrentarmos as dificuldades da vida com coragem, carregando o peso dos sofrimentos, recomeçando todos os dias o trabalho iniciado no dia anterior, consolando e ajudando o próximo em suas dificuldades. Que a impiedade, a falsidade, o erro, a incredulidade sejam arrancados de nossas almas.
É preciso deixar a revolta contra o Pai de todos nós. Os sofrimentos têm um objetivo sublime: chegar à perfeição e, por consequência, até Deus. Todos aqueles que sofrem e que estão sobrecarregados serão aliviados e consolados. Deus conforta os humildes e dá força aos aflitos que a pedem.
A sabedoria humana está em não se queixar e nas duas qualidades da alma. São elas, a devoção ao próximo e a superação das tendências egoístas e orgulhosas. Tomemos como lema a dedicação e abnegação e seremos fortes.
O sentimento do dever cumprido e a resignação trarão paz ao coração e ao Espírito.
Equipe Vida e Espiritismo
Bibliografia: KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 3 ed. França.Esta é uma livre interpretação.