O Livro dos Espíritos | Livro 2 “Mundo espírita ou dos Espíritos” | Capítulo 9 “Intervenção dos Espíritos no mundo corporal”
Afeição dos Espíritos por certas pessoas, questões 484 a 488
Segundo o dicionário, a palavra “afeição” significa: sentimento de carinho em relação a algo ou alguém; estima.
Afeição, por sua vez, tem relação com atração, simpatia, sintonia. São forças que vibram na mesma faixa espiritual. Portanto, se vibramos no bem, nos sintonizamos no bem, pensamos em coisas boas, certamente, estaremos atraindo para nosso lado bons espíritos (encarnados ou desencarnados).
A questão 484 de O Livro dos Espíritos, ilustra exatamente isso. Vejamos:
Questão 484. Os Espíritos têm afeição por certas pessoas?
Resposta: Os bons espíritos se simpatizam com os bons homens, ou aqueles que querem melhorar-se. Os espíritos inferiores se simpatizam com homens viciosos ou que podem vir a ser; seu apego é pela afinidade das sensações.
Sendo assim, constatamos que nossos pensamentos e ações é que determinam nossas companhias.
Entretanto, é importante lembrar que os Espíritos Superiores, por amor e misericórdia, nunca deixam de ajudar aqueles que necessitam, e estão sempre disponíveis. Notamos isso em muitas pessoas encarnadas. Mesmo que não tenham afinidade com aqueles que sofrem, ou estão em dificuldade, não deixam de prestar a ajuda necessária, por amor ao seu próximo.
Neste ponto, nosso maior exemplo, é Jesus que, enquanto encarnado, não deixou de atender e ajudar quem quer que o buscasse. Aliás, quando pensamos em afinidade, Jesus, tinha como discípulos e apóstolos aqueles que tinham afinidade com Sua Doutrina.
As pessoas a quem nos afeiçoamos (e elas por nós) mostram o que realmente somos. Se apreciamos desentendimentos, brigas, se nunca nos contentamos com o que temos, se reclamamos, normalmente, convivemos com pessoas que estão na mesma sintonia.
Porém, é preciso distinguir as reais afeições, daquelas que são transitórias. Existe a afeição por interesse, muitas vezes confundida e chamada de carinho, mas que terminam assim que não há mais interesse.
A verdadeira afeição é espiritual e caracterizada pelo amor incondicional e para chegar à perfeição dos sentimentos (que é o amor) não há outro caminho, senão, seguir a Jesus.
Jesus é nosso mestre e guia. Ele nos ensinou que o amor ao próximo, enriquece o coração de bons sentimentos. Além de exemplificar, disse claramente: “ame ao seu próximo como a si mesmo.”
Equipe Vida e Espiritismo
Bibliografia: KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. 1 ed. França.O Livro dos Espíritos comentado. Disponível em: <https://www.olivrodosespiritoscomentado.com>. Acesso em: 19 jan. 2025Dicionário online de português. Disponível em: <https://www.dicio.com.br>. Acesso em: 19 jan. 2025.Esta é uma livre interpretação.