O Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo 1 - item 8
A Ciência revela as leis do mundo material e a Religião revela as leis do mundo moral. Ambas são alavancas da inteligência humana e devem ter como princípio o que é de Deus. Elas não podem se contradizer, pois Deus não quer destruir sua própria obra.
A incompatibilidade que acreditam existir entre Ciência e Religião pode ocorrer pela exclusividade que cada uma dá ao seu ponto de vista e por isso nasce a descrença, a intolerância e o preconceito.
É o momento de complementar os ensinamentos de Jesus e da Ciência. É preciso deixar de ser exclusivamente materialista, levando em consideração o elemento espiritual, assim como a Religião precisa considerar as leis orgânicas e imutáveis da matéria.
Ciência e Religião, caminhando em conjunto, darão apoio uma à outra.
O conhecimento das leis que regem o mundo espiritual e sua relação com o mundo corporal permite preencher o vazio que separava Ciência da Religião. Estas leis são tão imutáveis quanto as que regem o movimento das estrelas e a existência dos seres.
Estabelecida a aliança entre Ciência e Religião, entre o mundo espiritual e corporal uma nova luz se propaga em que a fé se volta para a razão e a razão nada encontra de ilógico na fé e assim o materialismo é derrotado.
A revolução moral está ocorrendo, marcando uma nova era da Humanidade.
Esta transformação trará modificações inevitáveis, sobretudo nas relações sociais.
Colaboremos com esta transformação, pois ninguém pode se opor à ela, visto que ela faz parte dos desígnios de Deus e de Sua lei do progresso.
Equipe Vida e Espiritismo
Bibliografia: KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 3 ed. França.Esta é uma livre interpretação.