O Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo 7 - itens 3 a 6
Certa ocasião os discípulos se aproximaram de Jesus e perguntaram-lhe:
— Mestre quem é o maior no Reino dos Céus?
Jesus chamou uma criança, colocou-a próxima deles e disse-lhes:
— Em verdade vos digo que, a menos que se convertam e se tornem como crianças, não entrarão no Reino do Céus. Portanto, quem se humilha e se faz pequeno como esta criança, esse será o maior no Reino dos Céus, e quem receber em meu nome uma criança como acabo de dizer, a mim me recebe.
Esta passagem está no Evangelho de Mateus, 18:1-5.
Em outra ocasião, a mãe de Zebedeu, com seus filhos, se aproximaram de Jesus e ela o reverenciou.
Jesus sabendo que ela queria pedir-lhe algo, perguntou.
— O que queres?
A mulher respondeu:
— Ordena que em Seu Reino, estes meus dois filhos estejam sentados um à sua direita e o outro à sua esquerda.
Mas, Jesus respondeu-lhes:
— Vocês não sabem o que estão pedindo! São capazes de beber o cálice que eu vou beber?
Disseram-lhe:
— Somos.
Ele respondeu-lhes:
— É verdade que vocês beberão o cálice que eu beberei; mas quanto a sentar-se à minha direita ou à minha esquerda, não cabe a mim concedê-los a vocês. Esses lugares são daqueles para quem meu Pai os preparou.
Os outros dez ouvindo isso, indignaram-se contra os dois irmãos.
Jesus, então, os chamou em particular e, disse-lhes:
— Vocês sabem que os chefes das nações as dominam e que os grandes as tiranizam. Mas entre vocês isso não deve acontecer. Por isso, aquele que deseja se tornar o maior seja o servo; e quem quiser ser o primeiro entre vocês seja o servo. Como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida para resgatar a multidão.
Esta outra passagem está no Evangelho de Mateus, 20:20-28.
Era sábado e Jesus entrou na casa de um dos principais fariseus para fazer sua refeição. Aqueles que estavam lá o observavam.
Jesus notou que os convidados estavam escolhendo os primeiros lugares, então Ele contou a seguinte parábola:
— Quando for convidado para um casamento, não se sente no primeiro lugar, porque alguém mais importante que você pode ter sido convidado, e aquele que te convidou e convidou o outro, venha te dizer: “Dê o seu lugar para ele”. E você, cheio de vergonha, teria que se sentar no último lugar.
Mas, quando for convidado, sente-se no último lugar, para que, quando vier aquele que te convidou, te diga: "Meu amigo, senta mais à frente". E então ficará honrado, diante daqueles que estarão à mesa; porque aquele que se humilhar será exaltado e aquele que se elevar será rebaixado.
Esta passagem está no Evangelho de Lucas, 14:1 e 14:7-11.
* * *
Jesus coloca a humildade como condição essencial à felicidade.
Ele toma a criança como exemplo de simplicidade de coração e afirma que aquele que se humilhar e se tornar pequeno como uma criança, será o maior no Reino dos Céus.
O mesmo ocorre quando Ele disse: “Aquele que deseja se tornar o maior seja o servo” e "Aquele que se humilhar será exaltado e aquele que se elevar será rebaixado."
O Espiritismo dá exemplos de espíritos que eram pequenos na Terra e são grandes na Espiritualidade pois levaram com eles a verdadeira grandeza espiritual que são as suas virtudes; já os poderosos na Terra ao desencarnarem, deixarão suas fortunas, títulos, glória e levarão apenas o orgulho que os coloca no mundo espiritual em lugares mais humilhantes.
O Espiritismo revela que aqueles que ocuparam posições mais elevadas em uma existência e foram dominados pelo orgulho e pela ambição, em uma próxima existência serão rebaixados à última posição.
Portanto, o homem não deve buscar o primeiro lugar na Terra, nem se colocar acima dos outros; pelo contrário, deve buscar ser o mais humilde, o mais modesto e o mais puro de coração, pois, se for de seu merecimento, Deus lhe dará um lugar mais elevado no Céu.
Equipe Vida e Espiritismo
Bibliografia: KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 3 ed. França.Esta é uma livre interpretação.