O Livro dos Espíritos | Livro 3 “Leis Morais” | Capítulo 9 “Lei de igualdade”
As provas de riqueza e de pobreza, questões 814 a 816
A Terra é um mundo de provas e expiação e por isso a felicidade não existe em todos os momentos na Humanidade.
Mas, inúmeras pessoas pensam que se fossem ricas seriam felizes, porém isso não é verdade, pois existem muitos ricos infelizes e pobres felizes, mas, o estado de felicidade não ocorre continuamente, isto é, 24 horas por dia.
Outros dizem que se fossem ricos, mudariam de vida, ajudariam os necessitados e isso seria muito bom, porém, será que fariam isso mesmo, ou se tornariam egoístas e gananciosos?
Então, Deus na sua infinita bondade permite a cada um de nós a prova da riqueza e da pobreza. Cada prova, no tempo de Deus.
Essas provas são escolhidas pelos próprios espíritos, isto quando estão em condições para escolherem e se não forem compelidos compulsoriamente a determinada prova.
Tanto a prova da riqueza quanto da pobreza são perigosas.
A prova da riqueza estimula todos os tipos de excessos. Kardec no livro “O Evangelho Segundo Espiritismo” esclarece que: “A riqueza é, sem dúvida, um teste muito arriscado, mais perigoso do que a miséria. As tentações que proporciona e o fascínio que exerce é o estímulo supremo do orgulho, do egoísmo e da vida sensual. É o vínculo mais poderoso que liga o homem à Terra e desvia seus pensamentos do Céu. Produz tamanha mudança de comportamento que muitas vezes aquele que vai da miséria à fortuna, esquece rapidamente a sua primeira posição, esquece os que a partilharam, os que o ajudaram, e torna-se insensível, egoísta e vaidoso.”
A prova da riqueza é o teste da caridade e da abnegação.
A prova da pobreza provoca reclamações contra Deus. Ela é o teste da paciência e da resignação.
O rico tem mais tentações, mas, também, tem mais meios de fazer o bem. Contudo, nem sempre o rico faz isto, porque se torna egoísta, orgulhoso e insaciável. Ele julga que sua fortuna não é suficiente para as suas necessidades, que aumentaram conforme sua fortuna também aumentou..
Segundo Kardec na questão 816 de “O Livro dos Espíritos”: “A posição social elevada neste mundo e a autoridade sobre os semelhantes são provas tão grandes e arriscadas quanto a da pobreza; quanto mais rico e poderoso alguém for, mais obrigações terá de cumprir e maiores serão os meios de fazer o bem e o mal.” Deus prova os pobres pela resignação, e os ricos pelo uso que fazem dos seus bens e do seu poder. A riqueza e o poder dão origem a todos os vícios que os distanciam da perfeição espiritual.”
Segundo os Espíritos muitos falham tanto na prova da riqueza, quanto da pobreza.
Lembremos que a prova da riqueza e a prova da pobreza, são provas que tornam o caminho difícil, mas não o torna impossível.
Nada ocorre sem que Deus permita e a todo momento estamos amparados pelo Altíssimo. Portanto, no momento de qualquer uma das provas, nos liguemos a Deus, pedindo orientação de como superar o momento e que consigamos fazer bom uso de tudo aquilo que Ele nos disponibilizou.
O que temos em nossas mãos pode se tornar a nossa salvação se soubermos fazer bom uso, seguindo as orientações de Deus.
Cedo ou tarde prestaremos contas de nossas escolhas, do que fizemos de nossas vidas e, todo erro, deverá ser reparado em uma condição, provavelmente, não tão favorável como hoje.
Equipe Vida e Espiritismo
Bibliografia: KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. 1 ed. França.Esta é uma livre interpretação.