O Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo 13 - Item 19
“Eu o ajudei no momento que ele mais precisava e, sequer, recebi um obrigado!”
Comumente, ouvimos esta frase em novelas, em filmes, no dia a dia.
No entanto, o que o Espiritismo nos fala sobre a ingratidão ou, pontualmente, sobre os “benefícios pagos com ingratidão”?
No capítulo 13, item 19 de O Evangelho segundo o Espiritismo, encontramos a questão:
“Que pensar das pessoas que, recebendo a ingratidão em troca dos benefícios prestados, não mais querem fazer o bem, com medo de reencontrar ingratos?"
A pergunta é respondida por um Guia Protetor, a qual transcrevemos um pequeno trecho a seguir:
“Estas pessoas têm mais egoísmo do que caridade. Fazem o bem somente para receber demonstrações de reconhecimento. Não estão fazendo o bem com desinteresse pessoal e, em verdade, somente o bem feito sem esperar gratidão do beneficiado é que é agradável a Deus.”
É comum esperar um agradecimento, quando fazemos algo que é benéfico à alguém, pois aprendemos desde cedo que devemos retribuir qualquer ajuda recebida. Entretanto, o equívoco está na esperança em receber algo em troca.
Como dito em O Evangelho segundo o Espiritismo, quem assim espera tem “mais egoísmo do que caridade.”
A caridade deve ser feita de modo natural, sem qualquer tipo de interesse, sem esperar nada, inclusive, sem esperar um “obrigado!”.
Geralmente, atribuímos a nós mesmos um tão alto valor que o orgulho nos cega. Porém, esquecemos que tudo aquilo que passamos e sofremos, por menor que seja, “sempre sofremos aquilo que fizemos os outros sofrerem.” (O Evangelho segundo o Espiritismo, capítulo 28)
E mais ainda, esquecemos que “o próprio Jesus foi, quando no mundo, injuriado e menosprezado, tratado de velhaco e impostor, e não vos admireis de que o mesmo vos suceda.” (O Livro dos Espíritos, questão 937)
Portanto, se somos pagos com ingratidão, lembremos, acima de tudo, que esta deve ser uma prova de perseverança na prática do bem, uma prova de resignação, de perdão e, também, porque, de alguma forma, precisamos passar por ela.
Equipe Vida e Espiritismo
Bibliografia: KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 3 ed. França.KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. 76 ed. Rio de Janeiro: FEB.Esta é uma livre interpretação.