O Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo 5 - itens 4 a 5
As aflições que acontecem na vida conosco podem se originar da vida presente ou tem sua causa em vidas anteriores.
Se fossemos buscar a origem dos males terrestres, poderíamos reconhecer que muitos são consequência do caráter e conduta daqueles que os sofrem, vítimas de seu próprio descuido, orgulho e ambição.
Que todos os que são feridos pelos acontecimentos ruins e pelas decepções possam interrogar a própria consciência. Reexaminar, passo a passo, a origem dos males que os aborrecem e verificar se alguma coisa não poderia ter sido feita para evitar as aflições atuais.
O homem, sendo o responsável pelos seus próprios infortúnios, por vezes, acha menos humilhante para a sua vaidade acusar os outros, o acaso ou à Deus pela sua própria falta de cuidado. Mas, o homem sempre sente o efeito de seus erros e estas consequências servem para adverti-lo, dando-lhe conhecimento e fazendo-o sentir a diferença entre o bem e o mal, para que assim possa aproveitar a experiência do erro para encorajá-lo em seus bons propósitos.
Jesus disse: “Bem-aventurados os aflitos, porque eles serão consolados”.
Essas palavras, contidas no Evangelho de Mateus, indicam a compensação que haverá para aqueles que são resignados, isto é, sofrem e entendem esta aflição como parte de seu processo de evolução.
As dores e os sofrimentos são o resgate das faltas que foram cometidas em vidas passadas e nesta vida, e se suportadas pacientemente, pouparão muitos sofrimentos na vida futura.
A conclusão de O Livro dos Espíritos nos lembra que ao compreender o Espiritismo, não nos afligimos tanto com as adversidades na vida terrena, pois voltamos nosso olhar para a vida futura, aprendendo a ser resignado. E a resignação é a submissão à vontade de Deus.
Jesus disse: “Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo!” (Evangelho de João).
Jesus é o maior exemplo de resignação que temos. Busquemos, portanto, seguir Seus passos diante das aflições.
O homem evitará as dificuldades da vida quando trabalhar assiduamente e consistentemente para seu aperfeiçoamento moral e intelectual.
Equipe Vida e Espiritismo
Bibliografia: KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 3 ed. França.Esta é uma livre interpretação.