O Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo 21 - Itens 1, 2 e 3
Disse Jesus:
“A árvore que dá bons frutos, não dá frutos ruins. Cada árvore é conhecida por seu próprio fruto. Qualquer árvore que não dê bons frutos será cortada e lançada no fogo.
O homem bom tira coisas boas do tesouro de seu coração e o mau tira coisas ruins do tesouro ruim de seu coração. A boca fala da plenitude do coração.
Cuidado com os falsos profetas que vêm a você cobertos com pele de ovelha e que interiormente são lobos vorazes.
Cuidado para que não o engane, porque muitos virão pelo meu nome dizendo 'Eu sou o Cristo' e enganarão a muitos.
Haverá muitos falsos profetas que enganarão muitas pessoas e por causa do desrespeito, a caridade de muitos esfriará. Mas será salvo aquele que perseverar até o fim.”
* * *
Nestas palavras, contidas nos Evangelhos de Lucas, Mateus e Marcos, Jesus nos ensina para termos cuidado com o que estamos produzindo em nossa vida. Quais frutos estamos gerando? O que estamos acumulando de tesouro em nossos corações? Estamos sendo corretos e justos? Estamos no caminho do Bem?
Precisamos estar atentos sobre o que fazemos, seja em nosso lar, ambiente de trabalho, redes sociais, celular, TV, Internet etc.
É necessário aprender a distinguir o certo e o errado. Para isso, temos a necessidade de estudar obras espíritas sérias, e assim, adquirir massa crítica para diferenciar o bem e do mal.
Somos seres racionais, isto é, com capacidade e inteligência para raciocinar e tomar decisões! Precisamos ter critérios naquilo que fazemos.
Por exemplo, quando recebemos uma informação é preciso comprovar sua veracidade, antes de transmiti-la a outra pessoa. Portanto, aquele que transmite uma informação incorreta, falta com a verdade! Está mentindo.
Temos o livre-arbítrio, que deve ser utilizado com responsabilidade. Cabe a cada um de nós selecionar o que quer ver, ler, assistir, falar, divulgar, fazer etc.
Devemos questionar a nossa consciência a todo momento: Nossas ações estão de acordo com o Evangelho de Jesus? São corretas? São confiáveis? Estamos prejudicando alguém? Se alguém fizesse comigo isso que estou fazendo, eu iria gostar? Deus aprovaria minha ação? Tenho certeza daquilo que estou afirmando ou falando ou comentando? Isto é verdade? O que estou fazendo está agregando valor no Bem?
Se alguma resposta a estas perguntas for negativa, reveja o que está fazendo e faça o que é correto!
Jesus disse: “Haverá muitos falsos profetas que enganarão muitas pessoas e por causa do desrespeito, a caridade de muitos esfriará. Mas será salvo aquele que perseverar até o fim.”
Por que ser mais um falso cristo ou falso profeta? Já existem tantos que enganam! Que estão se perdendo no mal!
Sejamos perseverantes na prática do Bem! Não desanimemos!
Estamos muito melhor que cem anos atrás, mas devemos seguir continuamente, progredindo moral e intelectualmente.
Lembremos os ensinamentos de Jesus: “A árvore que dá bons frutos, não dá frutos ruins. Cada árvore é conhecida por seu próprio fruto.”
Sejamos a árvore boa, que dá bons frutos!
Equipe Vida e Espiritismo
Bibliografia: KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 3 ed. França.Esta é uma livre interpretação.