O Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo 6 - Itens 3 e 4
Disse Jesus: “Se vocês me amam, obedeçam os meus mandamentos. Eu rogarei ao Pai, e Ele dará um outro Consolador para ficar sempre com vocês. É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece. Mas o conhecerão, porque ele permanecerá e estará em vocês. Mas o Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele ensinará todas as coisas e vocês recordarão tudo o que eu tenho dito”. (João, 14:15-17;26)
* * *
Nesta passagem do Evangelho de João, Jesus disse que aqueles que O amam deveriam obedecer os Seus mandamentos.
Os mandamentos de Jesus são:
“Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com todas as suas forças. E o segundo é este: Amarás teu próximo como a ti mesmo. Não há mandamento maior do que estes”. (Marcos 12:30-31).
Todo ensinamento deve ser dado de acordo com a capacidade de compreensão das pessoas que receberão o ensinamento.
Na época de Jesus as pessoas não estavam maduras para compreendê-lo, mesmo utilizando de vários recursos, inclusive de parábolas para transmitir as informações. Jesus passou o que era importante e de acordo com a capacidade de compreensão do povo.
Todo aquele que O compreende, trabalha em Sua Seara, mas até os dias de hoje existem aqueles que não O compreendem, que duvidam, que manipulam os Seus ensinamentos, que são indiferentes!
Na época de Jesus, Ele consolava as pessoas, ajudava a quem necessitava, esclarecia as dúvidas sobre os assuntos do Céu, da Terra e sobre Deus. Jesus ensinou a oração Pai Nosso que é o modelo de prece perfeito, em sublimidade e simplicidade, resumindo todos os deveres do homem para com Deus, para consigo mesmo e para com o próximo.
Jesus sabia que Seus dias como encarnado na Terra estavam terminando, então avisou que rogaria a Deus para que enviasse outro Consolador, que ficaria sempre com todos e ensinaria sobre todas as coisas, permitindo recordar os Seus ensinamentos.
Jesus também disse nesta passagem, que esse Consolador " É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece. Mas o conhecerão, porque ele permanecerá e estará em vocês." Tudo isso, no tempo certo!
Quantos de nós tínhamos dúvidas sobre por que alguns são saudáveis e outros não, por que uns são ricos e outros não, por que uns sofrem e outros não? De onde viemos, para onde vamos? Como superar as dificuldades? Por que seguir Jesus, Seus mandamentos? Por que seguir as Leis de Deus? Existe vida além deste planeta? O que acontece quando alguém morre? O que é o céu e o inferno? Aquele que é mau não terá oportunidade para melhorar? Quem é mau está fadado ao inferno? Por que tal pessoa sofre tanto? Por que tal doença? Por que a morte? O que é a morte? Qual o meu destino? Porque perdoar, desenvolver a paciência. É possível se comunicar com os mortos?
Quantas dúvidas, quanta dor, quantas coisas sem uma explicação plausível!
Então, surgiu o Espiritismo!
O Espírito de Verdade preside o estabelecimento do Espiritismo.
O Espiritismo relembra e explica os verdadeiros princípios da Lei de Deus e os mandamentos de Jesus fazendo as pessoas entenderem o que Jesus ensinava em Suas parábolas.
O Espiritismo abre os olhos e os ouvidos dos homens, ele fala sem figuras e sem alegorias; ele levanta o véu deixado propositalmente em certos assuntos; ele traz consolação aos desfavorecidos da Terra e a todos os que sofrem, dando uma causa justa e um propósito útil a todas as dores, causa esta que pode estar na existência atual ou existências anteriores; ele explica que na Terra é onde o homem expia as faltas de seu passado; mostra o propósito dos sofrimentos que trazem a cura, e que são a purificação que assegura a felicidade nas existências futuras. Explica ao homem que o sofrimento o ajuda a progredir, que deve aceitar sem murmurar, como o obreiro aceita a obra que deve render-lhe seu salário.
O Espiritismo dá uma fé inabalável no futuro ao mostrar as coisas do alto, fazendo que o homem não valorize as dificuldades terrenas, mas que deve ter fé no futuro vendo a perspectiva da felicidade que o espera, dando-lhe paciência, resignação e coragem para seguir no caminho do bem.
O Espiritismo consola o homem dando-lhe conhecimento das coisas; ele sabe de onde vem, para onde vai e porque está na Terra.
O Espiritismo permite entender o mundo espiritual e sua relação com o nosso mundo, a relação dos espíritos com os homens.
O Espiritismo explica o significado do que Jesus disse: “há muitas moradas na casa de Meu Pai”.
O Espiritismo dá consolação pela fé e pela esperança e explica porquê “fora da caridade não há salvação”; ele dá uma nova perspectiva para nossa vida.
Equipe Vida e Espiritismo
Bibliografia: KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 3 ed. França.Esta é uma livre interpretação.