O Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo 17 - item 11
A Ciência já comprovou, por inúmeros estudos, que os cuidados com o corpo – inclui-se aí a alimentação balanceada, os exercícios físicos, os hábitos saudáveis, a saúde mental etc. - ajudam na longevidade.
Entretanto, muita gente ainda dá pouca importância aos cuidados com o espírito.
E no que consiste esse cuidado com o espírito?
Como espíritas sabemos que o corpo físico tem uma influência direta sobre o espírito, ou seja, o não cuidado com o corpo, os vícios e excessos, impactam diretamente no espírito. Portanto, o corpo físico é o meio para se alcançar o aperfeiçoamento do espírito, através das sucessivas reencarnações. Cada prova, cada expiação, deverá proporcionar ao espírito o aperfeiçoamento intelectual e moral que necessita e, assim, gradualmente evoluir.
O aperfeiçoamento intelectual consiste no aprendizado obtido por meio de estudos das mais diversas áreas da Ciência. Com isso, o homem, com sua inteligência, deve contribuir para evolução da Humanidade e do planeta e, consequentemente, proporcionar a si mesmo melhores condições de vida e bem-estar de modo geral. Portanto, é óbvio que a intelectualidade é fundamental para sua evolução não apenas física, mas também de seu espírito.
O Evangelho segundo o Espiritismo, em seu capítulo 9, item 8, diz que “a virtude da geração atual é a atividade intelectual”, e finaliza “seu vício é a indiferença moral.”
Sendo assim, verifica-se que, do ponto de vista moral, pouco temos evoluído ou nos aperfeiçoado.
Para evoluir moralmente, é necessário que cada um se atente e atenda a máxima “fora da caridade não há salvação.”
A caridade não consiste apenas em fornecer um prato de comida a alguém que passa fome, doar um agasalho a quem tem frio. Claro, estes são princípios de caridade e absolutamente importantes. Porém, a verdadeira caridade vai muito além.
Caridade é: perdoar, não julgar, suportar, tolerar, ajudar sem esperar nada em troca, enfim, “é fazer aos outros o que gostaríamos que os outros nos fizessem”.
Talvez se pergunte, o que isso tem a ver com o título do artigo?
Evolução (ou aperfeiçoamento moral) está intimamente ligado com os cuidados que se deve ter com o espírito, pois se temos empatia por nossos semelhantes e, consequentemente, por suas dificuldades ou dores, e realizamos uma ação para ajudá-lo, então, estamos intimamente nos aperfeiçoando.
Portanto, é importantíssimo cuidar-se do corpo, mas, igualmente, deve-se também cuidar da alma, para que haja evolução equilibrada de ambos.
Equipe Vida e Espiritismo
Bibliografia: KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 3 ed. França.Esta é uma livre interpretação.