O Livro dos Espíritos | Livro 2 “Mundo espírita ou dos Espíritos” | Capítulo 7 “Retorno do Espírito à vida corporal”
Deficiência intelectual, questões 371 a 374
Muitas vezes, o espírito encarnado em um corpo com deficiência intelectual é mais inteligente do que se imagina, por isso, não há nenhum fundamento em afirmar que a sua alma é de natureza inferior.
No corpo de um deficiente intelectual pode estar encarnado um espírito que, em uma existência anterior, era um gênio. Às vezes, o abuso que cometeu da genialidade, torna-se uma expiação, imposta ao espírito.
Segundo Kardec: “a superioridade moral nem sempre se desenvolve na mesma proporção que à superioridade intelectual, e os maiores gênios podem ter muito a expiar. Portanto, muitas vezes, para eles uma existência inferior àquela que tiveram é causa de sofrimento. As dificuldades que o espírito experimenta em suas manifestações são para ele como correntes que prejudicam os movimentos de um homem vigoroso.”
A Providência Divina permite a deficiência intelectual para que estes espíritos sofram com o constrangimento, por meio de órgãos subdesenvolvidos ou perturbados.
Os órgão tem muita influência na manifestação das faculdades do espírito, contudo os órgãos não dão a origem as faculdades do espírito.
No estado de espírito, o deficiente intelectual, com muita frequência, tem consciência de seu estado mental. Ele entende que “as correntes” que impedem seu crescimento são uma prova e/ou expiação.
As dores das doenças da alma, fazem com que o espírito não desfrute de toda a sua liberdade. Contudo, Deus sendo justo, permite que o espírito repare suas dívidas do passado, aprenda sobre a Justiça Divina, valorizando o crescimento moral, à luz da liberdade.
Quando perguntaram a Jesus qual o maior mandamento, Jesus respondeu: "Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente. Este é o maior mandamento e o mais importante. E o segundo, semelhante ao primeiro: Ame seu próximo como você ama a si mesmo." (Mateus 22:36-39)
Então, não adianta bens materiais, inteligência, se não fizermos bom uso das fortunas que nos foram concedidas. Estas fortunas são um empréstimo, e não uma doação; é necessário fazer bom uso em prol do próximo, em prol da Humanidade
Todos que estão envolvidos direta ou indiretamente em uma situação de deficiência intelectual, precisam de fé, coragem, renúncia, disciplina, paciência, boa vontade no Bem, amor, resignação e aceitação dos desígnios de Deus.
Equipe Vida e Espiritismo
Bibliografia: KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. 1 ed. França.Esta é uma livre interpretação.