O Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo - item
Disse Jesus:
“Todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna.” Mateus 19:29
Disse Pedro:
“Eis que nós deixamos tudo e te seguimos.
Respondeu Jesus:
“Ninguém há, que tenha deixado casa, ou pais, ou irmãos, ou mulher, ou filhos, pelo reino de Deus, que não haja de receber muito mais neste mundo, e na idade vindoura a vida eterna.” Lucas 18:28-30
Disse também outro:
“Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa.
Respondeu Jesus:
“Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.” Lucas 9:61,62
Nestas passagens, contidas nos Evangelhos de Mateus e Lucas, Jesus nos ensina que devemos dar maior importância aos interesses de Deus, que permite a nossa evolução moral, do que aos interesses das coisas humanas.
Jesus em nenhum momento orientou a renunciar a família, pois isso iria totalmente contra os fundamentos da Sua Doutrina.
As palavras de Jesus demonstram o dever de cuidar da vida futura.
O mundo está repleto de casos em que as separações são necessárias, porém as afeições não são quebradas por isso; a distância não diminui o respeito, nem a solicitude que se deve aos pais e nem a ternura para com os filhos.
Existem sacrifícios em prol do próximo, por exemplo, de pessoas que deixam pai, mãe, filhos, irmãos, companheiros para colaborar com o seu país ou pela ciência ou por trabalhos importantes para o povo.
Além disso, há exemplos de filhos que deixam os pais para formarem suas famílias ou para estudarem ou trabalharem.
Contudo os vínculos de amor são fortalecidos com o desenvolvimento da sensibilidade e do senso moral. A separação é necessária para o progresso moral e progresso físico.
O Espiritismo mostra que os verdadeiros laços de afeto são os do Espírito e não os do corpo. Que esses laços não são rompidos nem pela separação, nem mesmo pela morte do corpo. Eles são fortalecidos na vida espiritual pela purificação do Espírito. E isso é uma verdade consoladora que dá esperança e força para suportar as dificuldades da vida.
Equipe Vida e Espiritismo
Bibliografia: KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 3 ed. França.Esta é uma livre interpretação.