O Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo 27 - itens 5 a 8
“Seja o que for que peçais na prece, crede que o obtereis e concedido vos será o que pedirdes.”
(Marcos, capítulo 11, versículo 24)
Como relatado em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, há quem duvide da eficácia da prece, ou seja, do poder da prece.
Acreditam que, por Deus saber de todas as suas necessidades e, como o Universo é regido por Suas leis imutáveis, seria inútil pedir a Ele qualquer coisa.
Certamente que as leis de Deus são imutáveis. Porém, crer que as circunstâncias da vida estão entregues à fatalidade, há uma grande distância. Se assim fosse, os seres humanos seriam como robôs, ou seja, sem livre-arbítrio. Com isso, não teriam iniciativa diante de situações favoráveis ou desfavoráveis.
Deus deu ao homem a inteligência, lhe deu a liberdade para agir e tomar decisões boas ou ruins.
Mas antes de continuarmos, podemos nos perguntar: O que é a prece?
Os espíritos, em “O Livro dos Espíritos”, questão 659, esclarecem que “A prece é um ato de adoração. Orar a Deus é pensar nele; é aproximar-se dele; é pôr se em comunicação com ele. Três coisas podemos propor por meio da prece: louvar, pedir, agradecer.”
Portanto, se orarmos com fé, com sinceridade, nos tornaremos mais fortes contra as tentações do mal e, ao mesmo tempo, teremos a assistência dos bons espíritos. Se orarmos com fé e com sinceridade, mostrando gratidão, agradeceremos à Deus, pelas bênçãos que Ele nos concede a todo instante.
Porém, não podemos crer que para ter o que desejamos, basta pedir para receber. Não! É necessário agir também. Além disso, Deus sabe, melhor do que nós, o que é importante e necessário para o nosso bem. Deus age como um pai sábio e amoroso que nega a Seus filhos o que pode lhes prejudicar.
O que Deus sempre nos concederá, se for pedido com confiança, em uma prece que venha do coração, é a coragem, a paciência, a resignação e, também, os meios de sair das dificuldades.
“Ajuda-te e o Céu te ajudará.”
Equipe Vida e Espiritismo
Bibliografia: KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 3 ed. França.KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. 91 ed. Rio de Janeiro: FEBEsta é uma livre interpretação.