O Livro dos Espíritos | Livro 3 "Leis Morais" | Capítulo 8 “Lei do progresso”
Estado natural, questões 776 a 778
Alguns questionam se o estado natural e a Lei Natural são a mesma coisa, mas não são.
O estado natural ou estado da natureza é o estado primitivo da Humanidade, é o ponto de partida do homem.
A Lei Natural é a Lei de Deus, a única e necessária para a felicidade do homem, indicando o que ele deve ou não fazer; a Lei Natural contribui para o progresso da Humanidade.
Segundo Kardec: “o estado natural é a infância da Humanidade e o ponto de partida do seu desenvolvimento intelectual e moral. O estado natural é transitório e o homem liberta-se dele através do progresso e da civilização. A Lei Natural governa toda a Humanidade, e o homem melhora à medida que compreende e pratica melhor esta Lei.”
O homem é um ser racional que carrega consigo o germe da evolução, por isso não está destinado a viver sempre na infância da Humanidade. À medida que evolui moral e intelectualmente, ele sai do estado primitivo e busca o seu aprimoramento espiritual e isso faz parte da lei do progresso.
O homem, no estado natural, tem menos necessidades e é movido pelos instintos; assim não tem todas as tribulações que, muitos, no futuro, criam para si mesmos quando começam a se desenvolver, porque também desenvolvem o orgulho e o egoísmo. Desta forma, alguns consideram que a felicidade é ideal no estado natural, que é um estado primitivo do homem, mas isto é um erro, porque neste estado o homem desfruta a felicidade do bruto, semelhante a dos animais.
O homem na Terra, civilizado, sabe que a felicidade não é deste mundo, mas conhece a felicidade transitória, em determinados momentos da vida, que é diferente da verdadeira felicidade, que não é transitória, que está diretamente ligada com a harmonia divina e é imperturbável.
Jesus nos ensinou que a felicidade se alimenta com o Amor, isto é, devemos estar integrados no bem, procurando nos aperfeiçoar cada vez mais.
A lei do progresso é contínua e assim Deus o quer. O homem pode estacionar, mas nunca regredir e isso é uma Lei Natural, Lei de Deus, uma Lei eterna.
Os espíritos vivem de acordo com o seu progresso espiritual e aqueles que não querem progredir, que permanecem estacionados, e que estão no mal, são compulsoriamente levados a evoluírem e isso pode ocorrer pela dor ou pela boa vontade, nesta vida ou em outra, no futuro.
Portanto, o estado natural é o ponto de partida do homem e a Lei Natural impulsiona todos os homens a evoluírem até Deus; ninguém escapa da lei do progresso.
Equipe Vida e Espiritismo
Bibliografia: KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. 1 ed. França.Esta é uma livre interpretação.