O Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo 12 - itens 7 e 8
Jesus disse: “Se alguém lhe bater num lado da face, apresenta o outro também; Retribua o mal com o bem”.
Para o orgulhoso esta frase pode soar como covardia, pois sua visão não ultrapassa a vida presente e assim não compreende a coragem empregada em suportar um insulto.
Contudo, Jesus não quis dizer que não é necessário por um freio às agressões, pois o próprio instinto de defesa é uma lei da natureza. Mas suas palavras condenam veemente a vingança.
Quando Jesus disse: “Quem matou com a espada, pela espada perecerá”, Ele fez referência à justiça de Deus e não à vingança, lembrando-nos que aquele que foi causa de sofrimento de seus semelhantes coloca-se em uma condição que sofrerá o que tenha feito sofrer. Afinal, a lei de Deus resume-se no amor a Deus, ao próximo e em fazer o bem.
Jesus disse ainda: “Amai os vossos inimigos e rezai pelos que vos perseguem, para que sejais filhos de vosso Pai celeste que faz nascer o sol para os maus e os bons, e faz cair chuva sobre os justos e os injustos. De fato, se amais os que vos amam, que merecimento tereis?”.
Portanto, o homem deve aceitar com humildade tudo o que possa abater seu orgulho, pagando o mal que lhe fazem com o bem, sendo humilde e suportando pacientemente uma injustiça ao invés de praticar outra, pois mais vale ser ofendido do que ofender, ser enganado do que enganador, ser arruinado do que arruinar os outros.
Amar os inimigos é perdoar, é lhes retribuir o mal com o bem. E a questão 887 de "O Livro dos Espíritos'' complementa que, aquele que assim procede se torna superior aos inimigos, ao passo que, se procurar vingança, se coloca abaixo deles.
É somente com a fé na vida futura e na justiça de Deus que o homem terá forças para suportar as maldades.
Quanto mais o homem elevar seu pensamento acima da vida material, menos se ofenderá com as coisas da Terra.
Equipe Vida e Espiritismo
Bibliografia: KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 3 ed. França.Esta é uma livre interpretação.