O Livro dos Espíritos | Livro 3 "Leis morais" | Capítulo 9 “Lei de igualdade”
Igualdade natural, questão 803
O artigo de hoje abrange a questão 803 contida em “O Livro dos Espíritos”.
Todos os homens são iguais perante Deus. Todos tendem para o mesmo objetivo, pois Deus fez Suas leis para todos.
Nessa questão, Kardec nos recorda que todos os homens estão sujeitos às mesmas Leis da Natureza; todos nascem com a mesma fraqueza e estão sujeitos às mesmas dores. O corpo daquele que é rico é destruído igualmente como o do pobre. Portanto, Deus não deu a superioridade natural, não privilegia a nenhum homem, nem por meio do nascimento, nem por meio da morte. Não há sorte fixada e irrevogável; todos são iguais perante Deus.
Na Bíblia, no livro de Tiago, encontramos que, se tratarmos os outros com parcialidade (pela aparência ou com critérios injustos), estaremos cometendo pecado e seremos condenados pela Lei Divina como aqueles que a transgrediram. (Tiago 2:9)
Dessa forma, lembramos do que está na primeira carta de Pedro aos cristãos: “E, se rezando, chameis de Pai aquele que julga com imparcialidade a cada um conforme suas obras, procurai viver com temor enquanto estais aqui de passagem.” (1 Pedro 1:18)
É assim que, todos os espíritos tendem para a perfeição e Deus concede os meios para alcançá-la, através das provações da vida corporal.
Busquemos viver em concordância com as Leis Divinas, respeitando os mandamentos.
Equipe Vida e Espiritismo
Bibliografia: KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. 1 ed. França.Esta é uma livre interpretação.