O Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo 13 - Item 4
Nem todos os que sofrem demonstram suas dores e pesares. Há quem sofra em silêncio, passando desapercebido. Estes, são os infortúnios ocultos.
No livro O Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo 13, item 4, podemos ler sobre a história de uma senhora que acompanhada de sua filha, levam o amparo a uma família desafortunada.
Ambas estão vestidas modestamente, entram em uma casa simples e encontram uma mãe com crianças pequenas. A senhora leva o necessário com palavras consoladoras que fazem aceitarem felizes o benefício, sem se envergonharem; o pai está no hospital e a mãe não consegue atender às necessidades da família. Graças a esta senhora as crianças não passam frio, nem fome e se alguém adoecer, ela o ajuda.
Depois, vai ao hospital para tranquilizar o pai sobre a sua família. Na esquina, um carro a espera com tudo que leva aos que visita sempre.
Para ela todos são irmãos e filhos de Deus. Para os desafortunados ela é o anjo da consolação e a bendizem.
Sua roupa modesta é para não insultar ninguém com seu luxo; está acompanhada de sua filha para ensiná-la a praticar a caridade com suas próprias ações, virtudes ensinadas por Jesus. Suas ações visam somente praticar o bem ao próximo, e não chamar atenção e alimentar seu ego.
A história nos recorda que nossa missão está em ajudar quem necessita, e somente a verdadeira generosidade sabe descobrir aqueles que, inclusive, não pedem por assistência.
No Livro dos Espíritos, a questão 886 ainda coloca que “o homem verdadeiramente bom procura elevar, aos seus próprios olhos, aquele que lhe é inferior, diminuindo a distância que os separa”.
Procuremos praticar o bem desinteressadamente e desenvolvamos nossa delicada percepção para que nossa ajuda busque reparar os desastres que passam desapercebidos.
Quão abençoados são aqueles que percebem estes infortúnios ocultos e dedicam-se a acalmar essas dores, trazendo o que é necessário, acalentando os corações com palavras consoladoras.
A beneficência é o norte daqueles que trazem em sua consciência a caridade. A aprovação para a benfeitoria vem de Deus.
Equipe Vida e Espiritismo
Bibliografia: KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo, edição 3 em francês.KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. 76 ed. Rio de Janeiro: FEB.Esta é uma livre interpretação.