O Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo 5 - item 1 a 3
“Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles ficarão fartos. Bem-aventurados os que sofrem perseguição por justiça, porque deles é o Reino dos Céus." Mateus, capítulo 5, versículos 5, 6 e 10.
Por que será que uns sofrem mais do que outros?
Por que uns nascem pobres e miseráveis e outros ricos?
Por que para uns parece nada dar certo, enquanto que para outros todos os caminhos parecem se abrir?
Será que temos a real compreensão sobre o sofrimento?
A fé na vida futura poderá trazer a consolação e a paciência, mas não explica estas aparentes anormalidades.
As compensações que Jesus promete àqueles que sofrem e passam por aflições na Terra, só poderão ocorrer na vida futura, ou seja, após as sucessivas reencarnações a que todos estamos sujeitos, para nos aperfeiçoarmos e, assim, atingir o estágio de espíritos puros e felizes.
Sendo Deus soberanamente bom e justo, tudo aquilo que passamos na vida é igualmente justo e está absolutamente de acordo com a justiça divina.
Nas passagens acima, Jesus não quis dizer que devemos ficar chorando pelos problemas enfrentados e esperando que as dificuldades se resolvam sozinhas, mas que aprendêssemos a lidar com estas situações, com confiança em Deus pedindo pelo Seu auxílio pois, como foi dito, todos os sofrimentos na vida tem uma razão de ser. Por isso, devemos ser resignados e buscar as soluções para estas dificuldades, sempre respeitando as leis divinas e com fé.
Hoje, temos maturidade o suficiente para entender que Jesus nos trouxe diversos ensinamentos e exemplos valiosos, inclusive, através do sofrimento.
Façamos a nossa parte, ajudemos a quem necessite, aproveitando os sofrimentos para progredir espiritualmente e moralmente.
Equipe Vida e Espiritismo
Bibliografia: KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 3 ed. França.Esta é uma livre interpretação.