O Livro dos Espíritos | Livro 2 “Mundo espírita ou dos Espíritos” | Capítulo 1 “Os espíritos”
Escala Espírita, questão 100
A Escala Espírita classifica os Espíritos conforme seu nível de evolução moral e intelectual, considerando tanto as virtudes já conquistadas como às imperfeições que ainda precisam ser superadas.
De forma geral, estão classificados em três categorias:
Espíritos imperfeitos: são dominados pela matéria e pelas paixões inferiores. Tem dificuldade para praticar o bem e são propensos para o mal.
Bons Espíritos: neles predomina o Espírito sobre a matéria, são inclinados ao bem e ao desenvolvimento moral.
Espíritos puros: atingiram o grau máximo de perfeição, estão livres de paixões e imperfeições, são totalmente dedicados ao bem e à elevação espiritual.
Desta forma, é possível determinar o grau de superioridade ou inferioridade de cada Espírito.
De acordo com os Espíritos superiores esta classificação é, de certo modo, a essência da Ciência Espírita, simplificando como determinar a ordem e o grau de superioridade ou de inferioridade dos Espíritos e o grau de confiança e de estima.
Assim, A Ciência Espírita pode explicar as anomalias durante as comunicações com os Espíritos, pois eles são desiguais tanto do ponto de vista intelectual como moral.
Nem sempre os Espíritos pertencem exclusivamente a uma ou outra classe. Seu progresso, sendo realizado gradualmente, muitas vezes, acentuado mais em um sentido do que do outro (moral ou intelectual), pode dar ao Espírito características de várias categorias, tornando fácil identificá-lo por sua linguagem e ações. Mas, todos os Espíritos são dotados de capacidade para evoluir, de forma individual e gradual, segundo seu esforço e aprendizado.
Equipe Vida e Espiritismo
Bibliografia: KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. 1 ed. França.Esta é uma livre interpretação.