O Livro dos Espíritos | Livro 1 “Causas primárias” | Capítulo 3 “A criação”
Formação dos seres vivos, questões 43 a 49
O estudo das perguntas 43 a 49 de O Livro dos Espíritos apresenta reflexões profundas sobre a origem da vida e o desenvolvimento dos seres no planeta Terra, conciliando observações da Natureza com os princípios espirituais. Segundo Kardec, por meio das respostas dos Espíritos Superiores, no início, a Terra era apenas um caos, onde os elementos se encontravam em desordem. Com o tempo, cada coisa tomou o seu devido lugar, criando condições para que surgissem os primeiros seres vivos, ajustados ao estado primitivo do globo. Esses seres não vieram de fora, mas da própria Terra, que já continha os germes necessários e que permaneceram em latência (intervalo entre o começo de um estímulo e o início de uma reação associada a este estímulo) até que as circunstâncias fossem favoráveis ao seu desenvolvimento.
Antes mesmo da formação do planeta, os elementos orgânicos já existiam em estado fluídico, dispersos no espaço ou em outros mundos, à espera do momento de iniciar uma nova existência. Kardec faz um paralelo com a Química, mostrando que, assim como os cristais se formam apenas quando há condições adequadas, os germes da vida também necessitam de circunstâncias propícias para se manifestar. A vitalidade, portanto, estava presente desde o princípio, aguardando a hora determinada pelas leis divinas.
A origem da vida evidencia um poder que se manifesta através de leis universais e eternas. A ideia de uma criação contínua, em que germes latentes despertam quando o ambiente se torna adequado, reforça a visão de um Criador que governa o infinito com harmonia.
Sobre o nascimento espontâneo, os Espíritos ensinam que ele ainda ocorre, mas sempre a partir de germes já existentes em estado latente, como no caso dos microrganismos que surgem na decomposição da matéria. Isso revela que a vida está presente em potencial em todas as partes, pronta para se revelar quando as condições o permitem.
A espécie humana também estava contida entre os elementos do planeta e surgiu no tempo certo, o que deu origem à expressão bíblica de que o homem foi formado do limo da Terra. Contudo, os Espíritos afirmam que é impossível calcular a época exata do surgimento do homem e dos demais seres vivos, pois tal conhecimento pertence aos mistérios de Deus.
Por fim, a razão pela qual não surgem hoje novos homens de maneira espontânea é explicada pela lei da reprodução. Uma vez espalhada pela Terra, a Humanidade passou a transmitir em si mesma os elementos necessários para sua perpetuação, assim como acontece com todas as espécies vivas.
Esse conjunto de respostas mostra que a vida é regida por princípios eternos e sábios, que se manifestam de acordo com os desígnios divinos, lembrando-nos de que a origem de todas as coisas permanece nos segredos de Deus.
Equipe Vida e Espiritismo
Bibliografia: KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. 1 ed. França.Esta é uma livre interpretação.