O Livro dos Espíritos | Livro 2 “Mundo espírita ou dos espíritos” | Capítulo 11 “Os três reinos”
Os minerais e as plantas, questões 585 a 591
A Natureza pode ser compreendida sob dois aspectos principais: o material e o moral.
No aspecto material, há duas categorias: os seres orgânicos e os inorgânicos.
Do ponto de vista moral e evolutivo, observa-se uma escala em quatro reinos: mineral, vegetal, animal e humano. Allan Kardec esclarece que esses quatro reinos possuem características distintas.
O reino mineral é formado por matéria inerte, caracterizada por forças mecânicas.
As plantas, além da matéria inerte, possuem vitalidade.
Os animais reúnem matéria inerte e vitalidade, mas também apresentam uma inteligência instintiva e limitada, com consciência de sua existência e individualidade.
O ser humano possui tudo o que há nos outros reinos e, além disso, uma inteligência superior e indefinida, que lhe confere consciência do futuro, percepção da realidade espiritual e compreensão da existência de Deus.
No que se refere às plantas, elas não pensam nem possuem percepções; têm apenas vida orgânica. Quando feridas, não sentem dor, mas recebem impressões físicas que agem sobre a matéria. Seus movimentos resultam de instintos materiais, sem participação da vontade, como ocorre em espécies que se fecham ou prendem insetos. Allan Kardec destaca que esse tipo de reação pode ser comparada a funções automáticas do corpo humano — como digestão e circulação — que independem da consciência e da vontade.
Nos mundos superiores, tudo é mais perfeito, mas as plantas são sempre plantas, animais são sempre animais e homens permanecem homens.
Equipe Vida e Espiritismo
Bibliografia: KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. 1 ed. França.Esta é uma livre interpretação.