O Livro dos Espíritos | Livro 2 “Mundo espírita ou dos espíritos” | Capítulo 6 “Vida espírita”
Recordação da existência corpórea, questões 304 a 311
O artigo de hoje abrange a livre interpretação das questões 304 a 311, contidas em O Livro dos Espíritos, sobre a recordação da existência corpórea.
Após o desencarne, cada espírito lembra de sua existência corporal, mas a memória dessa existência não se apresenta ao espírito de maneira completa após a morte, ela volta gradualmente, como se estivesse saindo de um nevoeiro. Ele não se lembra de forma absoluta de todos os atos. A lembrança está condicionada a influência que esses atos exercem em seu estado atual. As primeiras existências do espíritos, aquelas consideradas como uma infância do espírito desaparecem.
O espírito se lembra das coisas pelas consequências que elas têm em seu estado de espírito, compreendendo que há circunstâncias que não são importantes. Cada espírito pode lembrar de detalhes e incidentes minuciosos, sejam eventos ou até pensamentos, mas apenas quando isso é útil, caso contrário, não o faz.
O espírito vê o propósito da vida terrena em relação à vida futura e entende muito melhor esse estado do que quando encarnado, pois compreende a necessidade de purificação e sabe que cada existência deixa algumas impurezas.
Todos os atos que o espírito tem interesse em lembrar são para ele como se estivessem presentes. Quanto mais o espírito se desmaterializa, menos importância ele dá às coisas materiais. Um espírito errante, que acaba de deixar a Terra, não se lembra dos nomes das pessoas que amou, nem de muitos detalhes que pareciam ser importantes para aqueles que ficaram na Terra. O que ele se lembra muito bem são dos principais acontecimentos que o ajudaram a melhorar.
Após certo tempo, o espírito pode reconhecer os ossos ou outros objetos pertencentes a ele, dependendo do ponto de vista do qual ele considera as coisas terrenas, mas o espírito se sente sempre feliz quando alguém se lembra dele, por causa do pensamento que está voltado a ele e não por causa dos objetos.
Equipe Vida e Espiritismo
Bibliografia: KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. 1 ed. França.Esta é uma livre interpretação.