O Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo 4 - item 24
O capítulo 4, intitulado “Ninguém poderá ver o Reino de Deus se não nascer de novo”, item 24, “Instruções dos Espíritos”, de O Evangelho segundo o Espiritismo, inicia com a seguinte questão:
“Quais são os limites da encarnação?”
O Espírito de Luís esclarece que a “encarnação não tem limites precisamente traçados”, pois o Espírito melhora-se pouco a pouco até a depuração completa, transformando-se, assim, em Espírito puro.
Sabemos que a materialidade do corpo físico diminui à medida que o Espírito se purifica. Porém, não é possível, a partir deste parâmetro, definir da encarnação.
Nos mundos mais evoluídos, o corpo físico é menos pesado e menos grosseiro que na Terra. Em mundos mais evoluídos, o corpo é transparente e quase impalpável. Em resumo, quanto mais evoluído é um mundo, menor é a materialidade do corpo que reveste o Espírito.
Um Espírito mais evoluído pode escolher encarnar em um mundo menos evoluído. Assim, ele se revestirá de um corpo adequado à natureza daquele mundo.
Os Espíritos muito evoluídos atingiram um grau de liberdade que lhes permite transportarem-se por todas as partes, onde cumprirão as missões que foram confiadas a eles.
Confirmando os esclarecimentos dado pelo Espírito de Luís em O Evangelho segundo o Espiritismo, em O Livro dos Espíritos, encontramos as seguintes questões:
168. É limitado o número das existências corporais, ou o Espírito reencarna perpetuamente?
“A cada nova existência, o Espírito dá um passo para diante na senda do progresso. Desde que se ache limpo de todas as impurezas, não tem mais necessidade das provas da vida corporal.”
169. É invariável o número das encarnações para todos os Espíritos?
“Não; aquele que caminha depressa, a muitas provas se forra. Todavia, as encarnações sucessivas são sempre muito numerosas, porquanto o progresso é quase infinito.”
Concluímos assim que o limite da encarnação dependerá do próprio Espírito para evoluir. Pode se libertar dela mais ou menos rápido, conforme seu próprio trabalho.
Equipe Vida e Espiritismo
Bibliografia: KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 3 ed. França.KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. 93 ed. FEB.Esta é uma livre interpretação.