O Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo 20 - item 4
Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.” (João 14:6)
O Espírito Erasto, no livro “O Evangelho segundo o Espiritismo”, explica que o verdadeiro Espírita tem como missão:
Pregar a palavra divina de consolação, de fraternidade, de esperança e de paz;
Sacrificar os seus hábitos, os seus trabalhos e as suas futilidades, para a propagação da palavra divina;
Falar com pessoas que não querem ouvir a voz de Deus, porque essa voz os chama constantemente para a abnegação;
Pregar o desinteresse para os avarentos, a abstinência para os pervertidos, a clemência para os tiranos domésticos, para os prepotentes e para os ditadores;
Aceitar a sua inferioridade frente aos mundos espalhados no Infinito;
Trabalhar contra a injustiça e a maldade;
Destruir o culto ao bezerro de ouro, cada vez mais difundido no dia a dia;
Ser grato a Deus pela gloriosa tarefa que lhes confiou.
Erasto, também, encoraja os Espíritas da seguinte forma:
"Sigam adiante e preguem, porque as multidões atentas recolherão com alegria as suas palavras.
Não se importem com as armadilhas que serão lançadas em seu caminho! Os lobos só serão apanhados nas armadilhas para lobos, pois o Pastor Divino saberá defender as suas ovelhas.
Creiam sem pedir para ver e aceitem os fatos da mediunidade.
Avancem pela fé! Os grandes grupos de incrédulos desaparecerão diante de vocês, como as névoas da manhã nos primeiros raios do Sol nascente.
Jesus disse: ‘A fé é a virtude que move as montanhas’; porém, mais pesadas do que as grandes montanhas, são todos os vícios e impurezas nos corações dos homens. Portanto, com coragem comecem a remover as montanhas de maldades, para que as gerações futuras apenas conheçam como uma lenda, semelhante como conhecem de uma forma imperfeita os fatos de períodos anteriores à civilização pagã.
As transformações morais e filosóficas surgirão por toda a Terra; aproxima-se a hora em que a Luz Divina brilhará sobre tudo.
Levem a palavra divina aos grandes, que podem desprezá-las; aos sábios, que podem pedir provas e aos simples que a aceitarão, pois é principalmente entre os mártires, nesta expiação terrena que encontrará entusiasmo, dedicação, fé e gratidão.
Tenham determinação e coragem!
Mas, cuidado, pois entre os chamados para o Espiritismo, muitos se desviaram; portanto, observem e sigam o caminho da verdade.
Durante o caminho do bem Deus estará guiando através dos Espíritos elevados que estarão ao lado de cada um.
Como reconhecer os que estão no caminho do bem?
Podem reconhecê-los pelos princípios da verdadeira caridade que eles ensinarão e praticarão. Os reconhecerão pelo número de aflitos que consolarem, pelo seu amor ao próximo, pela sua abnegação, pelo seu desinteresse pessoal. Poderão reconhecê-los, finalmente, pela vitória de seus princípios, porque Deus quer o triunfo de Sua Lei.
Aqueles que seguem a Lei de Deus são os escolhidos e o Senhor lhes dará a vitória. Aqueles, porém, que distorcem o sentido dessa Lei para satisfazerem sua vaidade e sua ambição, esses prestarão contas à Justiça Divina."
Portanto, a missão dos Espíritas é colaborar com a transformação moral do homem e na sua própria transformação, revivendo e praticando os ensinamentos de Jesus.
Como citado no início, Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.”
Espíritas! Sigamos Jesus, pois não há outro caminho a percorrer. Sejamos Seus discípulos, vivenciando o Seu Evangelho, praticando a Lei de Deus, os bons princípios, o amor e a caridade para com todos!
Equipe Vida e Espiritismo
Bibliografia: KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 3 ed. França.Esta é uma livre interpretação.