O Livro dos Espíritos | Livro 1 "Causas primárias" | Capítulo 4 “Princípio vital”
Mundo dos Espíritos, questões 84 a 87
Os espíritos desencarnados vivem em um mundo além daquele que vemos, conhecido como o mundo dos espíritos.
O mundo dos espíritos ou mundo espiritual é o mundo principal; ele preexiste e sobrevive a tudo, inclusive ao mundo corporal ou mundo físico, que é o mundo que vivemos, onde estamos reencarnados. O mundo dos espíritos é a nossa origem e o nosso destino.
O mundo corporal poderia deixar de existir ou até mesmo nunca ter existido e isto não iria alterar o mundo dos espíritos.
O mundo dos espíritos é independente, porém sua influência e relação com o mundo corporal é contínua; por exemplo, há influência dos espíritos nos processos de encarnação e desencarnação; há influência dos espíritos inferiores sobre os espíritos encarnados ligados ao mal, resultado da imperfeição moral, e esta influência pode levar a doenças físicas e psíquicas, e a obsessões sérias; mas também sabemos que os bons espíritos influenciam os encarnados, intuindo-os no bem, amparando-os nas provas da vida, para suportá-las com fé, paciência, coragem e resignação. Assim, cabe a cada um de nós fazermos bom uso de nosso livre-arbítrio, para nos ligarmos ao bem, optando somente pelas boas influências.
Os espíritos desencarnados estão por toda parte; estão sempre ao nosso lado, agindo e observando-nos, sem que percebamos.
Os espíritos são instrumentos que Deus utiliza para que seus desígnios sejam realizados.
Os espíritos povoam os espaços infinitos e como disse Jesus: “na casa de meu Pai há muitas moradas” (João 14:2), contudo, nem todos os espíritos podem ir a qualquer região ou mundo, porque alguns são proibidos aos espíritos menos evoluídos. Desta forma, depende de nossa evolução moral e intelectual para alcançar o merecimento para habitar os mundos evoluídos e superiores.
Kardec, no livro "O que é o Espiritismo" esclarece que o "Espiritismo veio apresentar à Humanidade, com provas indiscutíveis, a existência e a natureza do mundo espiritual, além de suas relações com o mundo físico. A partir dessas evidências, o mundo espiritual deixa de ser algo sobrenatural e passa a ser considerado como inesgotável força da natureza, fonte viva de inúmeros fenômenos até hoje incompreendidos e, por esse motivo, são tidos como fantasiosos e extraordinários."
Equipe Vida e Espiritismo
Bibliografia: KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. 1 ed. França.KARDEC, Allan. O que é o Espiritismo. Tradução da Redação de Reformador em 1884. 56 ed. Rio de Janeiro: FEB. 2013.Esta é uma livre interpretação.