O Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo 24 - Itens 8 a 10
Jesus enviou os doze discípulos com as seguintes instruções:
— Não tomem o caminho que leva aos pagãos, nem entrem em cidade alguma dos samaritanos. Deem preferência às ovelhas perdidas de Israel. Pelo caminho preguem que o Reino de Deus está próximo. (Mateus 10:5-7)
Jesus tinha dado autoridade aos Seus doze discípulos para expulsarem espíritos impuros e para curar todo tipo de doenças e enfermidades. Mas para executar estas tarefas, Jesus os instruiu que iniciassem o trabalho junto daqueles que estavam mais preparados para receber instruções sobre o Reino de Deus.
Os pagãos eram conhecidos como gentios. Jesus, ao instruir os discípulos para não irem aos gentios, não foi por duvidar da conversão deles, mas porque o povo judeu já acreditava em um único Deus, aguardava o Messias e seguia a lei de Moisés e dos profetas. Sendo assim, o povo judeu estava mais preparados para receber os ensinamentos de Jesus, da Sua Doutrina de Luz.
Além disso, os doze discípulos ainda não estavam totalmente prontos para estas tarefas. E Jesus também sabia que a conversão dos gentios viria no tempo certo, porque existem ideias que não podem germinar antes do tempo, por isso é melhor esperar e cultivar primeiro as que podem germinar no terreno preparado. Tanto que os Apóstolos, mais tarde em Roma, que era o centro do paganismo, plantaram a Cruz do Cristianismo.
Esta passagem do Evangelho de Mateus também pode ser aplicada ao Espiritismo, que primeiro deve ir até as pessoas de boa vontade, aquelas que desejam luz; assim não se perde tempo com quem não tem interesse em nada que é de Jesus e de Deus. Lembrando que não podemos ser indiferentes àqueles que necessitam de ajuda.
O aprimoramento moral ocorre de acordo com a maturidade e a vontade de cada um e isso não pode ser forçado. Por isso “não ide aos pagãos”, mas sim aqueles que estão prontos!
A Doutrina de Jesus não tem barreiras, nem privilégios, ela é para toda Humanidade!
Equipe Vida e Espiritismo
Bibliografia: KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 3 ed. França.Esta é uma livre interpretação.