O Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo 15 - itens 4 e 5
Jesus disse: “O primeiro mandamento é amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu coração; o segundo, semelhante ao primeiro, é amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Mateus 22:37-40
Com essas palavras, Jesus mostra o dever que cada um tem de tratar a todos igualmente. A caridade consiste em agir com os outros como gostaríamos que agissem conosco, de dar o que gostaríamos de receber, pois qual seria o direito de exigir aquilo que não é oferecido ou prestado de auxílio ao outro?
É assim que, Jesus, para evitar equívocos sobre o que é amar a Deus e ao próximo, acrescenta o segundo mandamento que é semelhante ao primeiro, isto é, não se pode amar verdadeiramente a Deus sem amar seu próximo, nem amar seu próximo sem amar a Deus. Portanto, tudo o que fazemos contra nosso próximo fazemos também contra Deus.
Todos os deveres do homem se resumem nesta máxima: “Fora da caridade não há salvação.”
O Livro dos Espíritos nos recorda, também, sobre o verdadeiro sentido da palavra caridade na questão 886, colocando a caridade como benevolência para com todos, indulgência para com as imperfeições dos outros, perdão das ofensas; ela é um dos complementos da lei de justiça. E, segundo Jesus, a caridade não se restringe à esmola, abrange todas as relações com nossos semelhantes. Ela prescreve a indulgência, porque nós também precisamos de indulgência, e nos proíbe que humilhemos os desafortunados.
A verdadeira fraternidade está em adotar como regra de conduta: fazer aos outros aquilo que se quer receber.
Adotando estas máximas de Jesus como premissa de nossas ações, os homens farão reinar entre eles a paz, a justiça, a união, a harmonia e a bondade.
Como nos relembra a questão 625 de O Livro dos Espíritos, Jesus é o modelo mais perfeito que Deus oferece ao homem para nos servir de guia. Jesus constitui o tipo da perfeição moral que a Humanidade pode aspirar na Terra. Sua Doutrina é a expressão mais pura da Lei de Deus.
Precisamos viver e praticar os ensinamentos de Jesus no nosso dia a dia, pois somente assim estaremos elevando nossas almas à Deus.
Equipe Vida e Espiritismo
Bibliografia: KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 3 ed. França.KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. 76 ed. Rio de Janeiro: FEB.