O Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo 19 - itens 1 a 5
A Terra é um mundo de provas e expiações, onde a felicidade não está presente em todos os momentos.
Sentimos muitas dores, e se não estivermos preparados para superá-las, o nosso aprimoramento moral será interrompido.
Essas dores podem estar relacionadas a dívidas do passado, que causamos pela nossa imprevidência e daí é necessário resgatar essas dívidas, pois sofremos o que fizemos os outros sofrerem. As dores podem ser causadas por outros, mas do mesmo modo precisaremos suportar e seguir em frente. São dores que podem nos proporcionar a preparação para o futuro, isto é, provas para serem cumpridas, que permitem ir para outro patamar.
Nenhuma dor é maior que podemos suportar e nenhuma dor é eterna.
Jesus sempre está ao nosso lado nos auxiliando com o Seu amor.
Disse Jesus: “Venham a mim, todos vocês que estão aflitos e oprimidos, e eu lhes darei alívio. Tome meu jugo sobre você, e aprenda de mim que sou manso e humilde de coração e você encontrará descanso para suas almas; pois meu jugo é suave e meu fardo é leve.” (Mateus 11:28-30)
Precisamos passar pelas dores com paciência e resignação, para isso precisamos utilizar o poder da fé.
Mas, a fé não pode ser cega ou vacilante. A fé tem que ser raciocinada e tem que ser ativa.
Disse Jesus: “Tenha fé em Deus. Em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e no seu coração não duvidar, mas crer que se fará aquilo que diz, assim lhe será feito. Portanto eu digo a vocês que todas as coisas que necessitar, quando orar, creia que as receberás, e terás.” (Marcos 11:20-23)
A palavra “monte” nessa citação do Evangelho de Marcos, significa “dificuldade”, mas se duvidarmos que iremos superar a dificuldade, de nada vai adiantar orar.
Fazer oração, por fazer, sem realmente ter fé, não adianta nada!
Fazer oração para pedir coisas, sem propósito para servir ao próximo, também não adianta nada!
A oração tem que ser realizada com fé, naquilo que realmente é importante e é preciso ter um bom propósito para superar a dificuldade.
Deus e Jesus somente ajudam a quem é humilde de coração, a quem pede com humildade e que é sincero.
Portanto, conquistaremos tudo com o poder da fé. A fé dá perseverança, vigor, certeza, força de vontade de permanecer no bem, calma, confiança em si mesmo, nas capacidades intelectuais e físicas, equilíbrio para sabermos ouvir e seguir as intuições vindas de Deus, de Jesus e dos bons Espíritos, para só assim sair da dificuldade ou encontrar uma solução e atingir o propósito útil no bem.
Tudo acontece somente com a permissão de Deus!
Jesus, em certa ocasião, curou um homem enfermo. Algum tempo depois o encontrou no Templo e lhe disse: “Ficaste curado; não peques mais, para que não te aconteça coisa pior.” (João 5:14)
Então, sabemos o que devemos fazer! Façamos o bem! Tenhamos fé!
Equipe Vida e Espiritismo
Bibliografia: KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 3 ed. França.Esta é uma livre interpretação.