O Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo 2- itens 5 a 7
A fé na vida futura muda completamente a perspectiva que se tem sobre a vida terrena.
Para quem examina a vida espiritual que é infinita, a vida corporal se torna uma simples passagem. E a partir de então, as dificuldades e tribulações da vida terrena são aprendizados. A ideia que se faz sobre a vida futura faz nascer uma fé inabalável, pois muda o ponto de vista sob o qual examina-se a vida na Terra.
Mas há quem duvide da vida futura, fazendo-se prisioneiro do dia-a-dia. Por colocar a vida terrestre como seu ponto de vista, tudo que o rodeia alcança grandes proporções. Para ele, um engano ou decepção são tormentos que transformam a existência em angústia. Porém, aqueles que examinam a vida terrestre sob o ponto de vista da vida futura, compreendem que a estadia terrena é temporária e não definitiva, prendem-se pouco às preocupações da vida e suportam com paciência os incidentes, buscando alcançar a paz de espírito.
É sob o ponto de vista da vida futura que o Espiritismo vem nos revelar o elo harmonioso e grandioso existente nas obras de Deus, desvendando a solidariedade que religa todas as existências de um mesmo ser, todos os seres de um mesmo mundo e dos seres de todos os mundos, permitindo-nos compreender o conjunto das vidas sucessivas.
A contribuição do Espiritismo para o progresso é relembrada na questão 799 em “O Livro dos Espíritos”, dizendo-nos que é a partir dele que os homens perceberão que, por meio do presente, lhe é dado preparar o futuro, ensinando aos homens a grande solidariedade que há de unir os povos.
A questão 982 ainda reforça que “a crença no Espiritismo ajuda o homem a se melhorar, firmando-lhes as ideias sobre certos pontos do futuro”. “O Espiritismo ensina o homem a suportar as provas com paciência e resignação; afasta-o dos atos que possam retardar-lhe a felicidade” e que “só o bem assegura a sorte futura”. “O bem é sempre o bem, qualquer que seja o caminho que a ele conduza”.
Equipe Vida e Espiritismo
Bibliografia: KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 3 ed. França.Esta é uma livre interpretação.