O Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo 25 - itens 6 a 8
Disse Jesus:
“Não acumulem tesouros na Terra, onde as traças e a ferrugem corroem, e onde ladrões roubam, mas acumulem tesouros no Céu, onde as traças e a ferrugem não corroem, e onde ladrões não roubam. Porque, onde estiver o seu tesouro, aí estará também o seu coração.“
Mateus 6:19-21
Disse Jesus:
“Não se preocupem durante a vida com o que irão comer ou beber ou o que irão vestir. A vida não é mais do que o alimento, e o corpo não é mais do que as roupas?
Olhai as aves do céu, que não semeiam, não colhem, nem acumulam em celeiros. No entanto, Deus as sustenta. Será que vocês não valem muito mais do que as aves?
Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora sequer na sua vida?
E por que se preocupam com o que vão vestir? Observem como crescem os lírios do campo: eles não trabalham e nem tecem.
Eu, porém, afirmo a vocês que nem Salomão, na sua glória, se vestiu como qualquer um deles.
Se Deus veste assim uma flor do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não fará muito mais por vocês, homens de pequena fé?
Portanto, não se preocupem, perguntando: Que vamos comer? Que vamos beber? Que vamos vestir?
Porque são os pagãos que vivem preocupados com estas coisas. Deus sabe que vocês precisam de tudo isso.
Mas busque, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a Sua justiça, e todas estas coisas lhes serão acrescentadas.
Portanto, não se preocupem com o dia de amanhã, pois o amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal.”
Mateus 6:25-34
Ao ler estas passagens contidas no Evangelho de Mateus, achamos contraditórias as palavras de Jesus, por isso, é importante estudar!
Jesus jamais disse para ficarmos na preguiça, na inércia e esperarmos tudo do Céu! Muito pelo contrário, Jesus sempre nos orientou a buscarmos o nosso aprimoramento moral, desenvolver a nossa inteligência, trabalharmos e fazermos bom uso de toda nossa fortuna intelectual, material e espiritual em prol do próximo. Todo crescimento pessoal deve gerar bons frutos ao próximo.
As aves, como as plantas, exercem seus papéis na Natureza, da mesma forma, nós, seres humanos, dotados de inteligência, devemos exercer com maestria o nosso papel na Natureza.
Jesus nos ensina que Deus nunca abandona aquele que Nele confia e que trabalha a Seu lado. Porém, nem sempre o Seu auxílio será material, poderá ser por meio de inspirações para nos ajudar a sairmos das dificuldades.
Deus conhece cada um de nós. Ele sabe tudo o que precisamos e o que devemos fazer para atendermos aos Seus desígnios. Porém, não nos contentamos com o que temos e daí optamos por fazer o que queremos e, então, estamos por conta própria; arcamos pelas decisões erradas que tomamos e por ter feito mau uso do nosso livre-arbítrio.
Quando o homem buscar os tesouros no Céu, ao invés de buscar os tesouros da Terra, isto é, valorizar mais os bens espirituais, em detrimento aos bens materiais, haverá caridade e fraternidade entre todos.
Jesus veio ensinar que a Paz na Terra depende dos homens que tenham boa vontade.
Equipe Vida e Espiritismo
Bibliografia: KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 3 ed. França.Esta é uma livre interpretação.