O Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo 21 - item 8
Disse Jesus:
— Cuidado com os falsos profetas! Eles vêm disfarçados, parecendo ovelhas, mas por dentro são lobos ferozes. Por seus frutos os conhecereis. Pois não se colhe uvas ou figos no espinheiro. Assim, toda árvore boa dá bons frutos, mas a árvore má dá maus frutos. Portanto, as reconhecemos por seus frutos.
— Cuidado para que ninguém vos engane. Vão aparecer muitos em meu nome, afirmando: ‘Eu sou o Cristo’, e vão enganar muita gente. Surgirão numerosos falsos profetas, que enganarão muita gente. E diante do progresso constante da maldade, o amor de muitos esfriará. Mas quem perseverar até o fim será salvo.
— Então, se alguém vos disser: ‘Aqui está o Cristo’, ou ‘Ele está ali’, não acrediteis. Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas, que vão fazer grandes sinais e maravilhas, a ponto de enganar, se fosse possível, até os escolhidos.
Quem são os falsos profetas?
São todos aqueles que fazem falsas profecias.
O que são profecias?
São previsões, hipóteses, anúncios, suposições etc.
Mas em quem acreditar nos dias de hoje?
Jesus nos orientou sobre isso, quando nos explicou sobre a árvore e seus frutos e sobre os cuidados que devemos ter.
É necessário reconhecer as árvores pelos seus frutos, pois muitos falsos ''profetas" aparecerão por aí, então devemos observar quais são os frutos daqueles que se julgam importantes, conhecedores da verdade e merecedores de nossa atenção.
Falsos profetas são aqueles que publicam notícias falsas, que plantam discórdias, pessoas egoístas, orgulhosas, mentirosas, preguiçosas, indiferentes?
Sim! Então, por que tê-los como profetas?
Precisamos sim ajudá-los, ao menos, fazendo uma prece para que encontrem Jesus e melhorem, assim como todos nós, pois se encarnamos na Terra, significa que estamos passando por provas ou por expiações, isto é, buscando por aprimoramento moral e intelectual.
Todo cuidado é pouco para que não nos tornemos também falsos profetas, divulgando bobagens e mentiras, previsões, notícias, mensagens ou anúncios, sem fundamentos em bases sólidas e no bem.
No Espiritismo existem inúmeras obras sérias, como as de Kardec e de Francisco Cândido Xavier, para estudarmos e termos como base para as nossas vidas.
Se quisermos divulgar algo, que divulguemos o Evangelho de Jesus, que compartilhemos os Seus ensinamentos e o Seu amor.
Precisamos parar de perder tempo com bobagens. Precisamos evoluir, colaborar com a evolução da Humanidade, do nosso planeta e com a nossa própria evolução. Precisamos adquirir as virtudes cristãs e mantê-las, dando bons exemplos, semeando a união, a fraternidade, praticando a caridade.
Há tantos falsos profetas por aí, na religião, na política, no trabalho, no dia a dia, então não sejamos mais um. Sejamos corretos! Sejamos a árvore que dá bons frutos!
O Espiritismo nos alerta para termos cuidado com aqueles que dizem ser o único a ter o privilégio da verdade, que se dizem profetas, apóstolos, discípulos, que utilizam de palavras doces e persuasivas.
Conhece o verdadeiro caráter de alguém quando lhe é dado poder, autoridade, dinheiro, contrariedade ou dificuldade. Nessas situações como estas pessoas se comportam? Estão dotadas de virtudes cristãs, amor, indulgência, paciência, humildade, caridade, equilíbrio, bondade, sinceridade, boa vontade?
Reconhecemos os mensageiros de Deus, em seus atos e palavras em determinadas circunstâncias.
Demonstrou orgulho, egoísmo, indiferença, algum vício? Então, temos aí os falsos profetas! Ah!... Os vícios põem tudo a perder! Corrompem! Revelam o mal!
Temos tanto a fazer, tanto a evoluir!!
Sejamos persistentes no bem, na nossa reforma íntima!
É fácil?... Não! Mas é fundamental! Basta querermos mudar, mudar para o bem! Deus tem certeza que conseguiremos!
Colaboremos na Seara de Jesus! Porque não podemos dizer que não conhecemos a verdade!
A verdade liberta e o amor a Deus, e ao próximo como a si mesmo, é a salvação!
Equipe Vida e Espiritismo
Bibliografia: Evangelho de Mateus, capítulos 7:15-20; 24:4-5; 24:11-13; 24:23-24.KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 3 ed. França.Esta é uma livre interpretação.