O Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo 21 - Item 10
O artigo de hoje é uma livre interpretação do texto de Erasto, discípulo de Paulo de Tarso, de 1862, contido em O Evangelho Segundo o Espiritismo.
Os falsos profetas não estão apenas entre os encarnados. Outra categoria de falsos profetas, que é ainda mais perigosa e que devemos nos atentar também, é a dos desencarnados.
Há um número muito grande entre os espíritos orgulhosos que, sob pretexto do amor e da caridade, semeiam a desunião e o conflito.
Mas como reconhecer esses falsos profetas?
Há muitas maneiras de reconhecê-los, pois os verdadeiros profetas são bons e eminentemente racionais. Um espírito que indica como remédio para os males da Humanidade, coisas absurdas, coisas impraticáveis, coisas falsas, é um espírito ignorante e mentiroso; esse é um falso profeta.
Um dos significados da palavra profeta é a de que ele é um enviado de Deus, com a missão de instruir os homens, revelar os mistérios e coisas ocultas da vida espiritual.
Deus, querendo que a verdade chegue a todos, não a limita a um círculo restrito: Ele faz com que a verdade surja em diferentes pontos, de modo que a luz chegue a todos os lugares.
O Livro dos Espíritos nos recorda sobre o caráter do verdadeiro profeta na questão 624, esclarecendo-nos que este é um homem de bem, inspirado por Deus, sendo reconhecido por suas palavras, por seus atos, pois é impossível que Deus tenha a ajuda de um mentiroso para trazer a verdade.
Portanto, repila sem piedade a todos os Espíritos que dão conselhos exclusivos a apenas um único médium, pregando a divisão e o isolamento, se impondo aos homens crédulos para mantê-los sob seu domínio.
Um médium pode ser fascinado, um grupo pode ser enganado, mas somente sob o exame rigoroso, submetido à razão e à lógica, é que será fácil rejeitar o absurdo e o erro.
Por isso, a importância de estudar obras espíritas sérias para conseguir distinguir entre a verdade e a mentira, entre a realidade e a fantasia.
Recordemo-nos do que Jesus disse: “Não acreditem em todos os espíritos, mas examinem se os espíritos são de Deus, pois muitos falsos profetas estão pelo mundo.” (Evangelho de João).
Equipe Vida e Espiritismo
Bibliografia: KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 3 ed. França.Esta é uma livre interpretação.