O Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo 8 - itens 20 e 21
Todo aquele que precisa da cura de alguma doença deve saber que, antes de tudo, é necessário pedir a Deus orientação sobre como curar-se das enfermidades da alma.
Deus é justo e misericordioso. A doença não é culpa de Deus, mas sim uma consequência de erros passados e de nossas próprias invigilâncias, acometendo a alma e, por consequência, o corpo. Por isso, a necessidade de curar primeiro a alma.
Quando um problema não é resultado de atos da vida presente, sua causa deve ser buscada em uma vida anterior, pois sempre sofremos pelos erros cometidos no passado. Pode ser também, porque pedimos para passar por uma determinada situação difícil para nos fortalecer e até para buscarmos uma solução para um problema que visa ajudar o próximo.
Se alguém está sofrendo por alguma doença, esta doença pode ter ocorrido porque este fez mal uso de seu corpo, ou porque caiu em tentação, ou, ainda, porque submeteu outros ao sofrimento e, até mesmo, por ter sido a causa da perda de um órgão de alguém; tê-lo submetido a maus tratos etc. Sofre-se, sempre, aquilo que causamos no semelhante.
Todo aquele que tem os olhos fechados, como dito pelo Espírito de Vianney, deve considerar-se bem-aventurado, porque tem confiança em Deus e a verdadeira luz no coração. Por outro lado, a visão do corpo, se mal utilizada, pode levar a perdição, inclusive por não querer enxergar a realidade.
Saber sofrer com paciência e resignação permite que sigamos evoluindo.
Equipe Vida e Espiritismo
Bibliografia: KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 3 ed. França.Esta é uma livre interpretação.