O Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo 17 - itens 5 e 6
Certa ocasião, Jesus saiu de casa e foi para perto do mar.
Muitas pessoas se aproximaram dEle, então, Jesus entrou em um barco e se sentou; toda a multidão ficou em pé na praia.
Ele falou de muitas coisas por parábolas, dizendo:
— Eis que o semeador saiu a semear. E, quando semeava, uma parte das sementes caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e as comeram;
Outra parte, caiu em terreno com pedras, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, mas, como a terra não era funda; vindo o sol, queimou as sementes e elas secaram, porque não tinham raiz.
E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e as sufocaram.
Outra parte ainda caiu em boa terra, e deu fruto: uma a cem, outra a sessenta e outra a trinta.
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
E, se aproximando dEle os discípulos, disseram:
— Por que fala com as pessoas por parábolas?
Jesus, respondendo, disse-lhes:
— Porque a vocês é dado conhecer os mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não lhes é dado. Porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado. Por isso falo com eles por parábolas; porque eles, vendo, não veem; e, ouvindo, não ouvem, nem compreendem.
E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: “Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis e, vendo, vereis, mas não percebereis.”
Porque o coração deste povo está endurecido e ouviram de mau grado com seus ouvidos, e fecharam seus olhos; para que não vejam com os olhos e ouçam com os ouvidos, e compreendam com o coração, e se convertam, e eu os cure.
Mas, bem-aventurados os olhos de vocês, porque veem, e os seus ouvidos, porque ouvem.
Porque, em verdade, digo a vocês que muitos profetas e justos desejaram ver o que vocês veem, e não viram; e ouvir o que vocês ouvem, e não ouviram.
Escutem, pois, a parábola do semeador.
Alguém que ouve a palavra do Reino e não entende, vem o maligno e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho.
O que foi semeado em pedras é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, permanece pouco tempo; e, quando chega a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo a abandona.
O que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas as preocupações deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra, tornando-a infrutífera.
Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.
Mateus 13:1-9
* * *
Com a parábola do semeador, Jesus exprime os diferentes usos que existem para com os ensinos do Evangelho. Quantos são aqueles que não produzem fruto algum a partir dos bons conselhos que recebem. Quantos são aqueles que não aplicam o que estudam. Quantos são aqueles que se apegam apenas por curiosidade aos fenômenos materiais. Quantos são aqueles que reconhecem os bons conselhos apenas para serem aplicados aos outros e não a si mesmo.
Do mesmo modo, quantos são aqueles que se apegam aos fenômenos mediúnicos apenas por curiosidade. Quantos são os que buscam apenas a comunicação com o mundo espiritual para satisfazer sua imaginação. Quantos são os que validam a aplicação dos ensinamentos apenas para as outras pessoas e não para si mesmo. O que precisamos é viver e praticar os ensinamentos de Jesus no nosso dia a dia, aplicando-os em nós mesmos, pois somente assim estaremos ascendendo mais nossas almas à Deus; somente assim seremos o terreno fértil que dá frutos.
Jesus é o modelo mais perfeito que Deus oferece ao homem para servir de guia, como nos relembra a questão 625 de “O Livro dos Espíritos”. Ele se constitui como o tipo da perfeição moral que a Humanidade pode aspirar na Terra. Sua Doutrina é a expressão mais pura da Lei de Deus e os inúmeros exemplos que Ele nos deu devem servir como inspiração para nossa conduta diária.
Adotando estas máximas de Jesus como premissa de nossas ações, os homens farão reinar entre eles a paz, a justiça, a união, a harmonia e a bondade.
Que busquemos, portanto, ser como a terra fértil, produzindo bons frutos, a partir dos bons conselhos que Jesus nos dá através do Seu Evangelho.
Jesus é o Semeador, Seu Evangelho são as sementes e cada um de nós é um solo que fará Suas sementes germinarem e renderem bons frutos.
Equipe Vida e Espiritismo
Bibliografia: KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 3 ed. França.Esta é uma livre interpretação.