O Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo 8 - itens 5, 6 e 7
O pecado por pensamento abriga uma importante reflexão, da qual abordaremos hoje no texto.
Mateus em seu evangelho nos traz a seguinte passagem: “Não cometereis adultério. Eu, porém, vos digo que aquele que houver olhado uma mulher, com mau desejo para com ela, já em seu coração cometeu adultério com ela”.
Nesta frase de Jesus, não devemos entender a palavra adultério ao pé da letra, de modo único. Jesus empregou para designar o mal. Ele condena o erro moral, mesmo em pensamento, pois a verdadeira pureza não está apenas nos atos, mas também no pensamento.
Naturalmente, surge a seguinte questão: Sofremos a consequência de um mau pensamento?
Todo mau pensamento é resultado da imperfeição da alma. À medida que o espírito se depura e repele um pensamento mau com energia, se sentirá mais forte e contente com sua vitória.
Entretanto, aquele que teve um mau pensamento, mas o não colocou em prática por falta de oportunidade, é tão culpado como se o tivesse cometido.
Embora nem sempre um pensamento mau produza efeito, a consequência será sofrida, pois todo pensamento ruim, de qualquer natureza, é resultado da imperfeição do espírito, e Deus, que é justo, leva em conta a responsabilidade que cada um tem desde o que é pensado até o que é realizado. Portanto, a verdadeira pureza não está somente no que é realizado, mas também no que é pensado.
O livro "A Gênese" nos traz sobre as propriedades dos fluidos espirituais dos quais estamos imersos e a ação deles sobre a matéria, recordando-nos que pensamentos são como os sons de um sino que ecoam através da vibração de todas as moléculas do ar, isto é, todos podem sentir.
Lembremo-nos que todo aquele que sequer permite a ideia do mal em seu íntimo, o progresso espiritual está realizado. Aquele que tem a ideia do mal, mas a repele, o progresso espiritual está em vias de realizar-se. E, finalmente, aquele que pensa no mal e com ele se identifica, o mal ainda existe dentro de si com plena força.
Deus, leva em conta todos os atos e pensamentos do homem, pois aquele que tem o coração livre de impureza, nem sequer pensa no mal.
Equipe Vida e Espiritismo
Bibliografia: KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 3 ed. França.Esta é uma livre interpretação.