O Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo 10 - item 15
Perdão, uma simples ação que, muitas vezes, temos grande dificuldade em realizar.
Em vários versículos bíblicos encontramos referência ao perdão e, em muitos deles, é o Cristo quem ensina isso.
Possivelmente, a passagem bíblica que facilmente surge em nossa memória é quando Pedro pergunta a Jesus:
— Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim e eu lhe perdoarei? Até sete?
E Jesus lhe responde:
— Não te digo que até sete, mas até setenta vezes sete.
Nesta passagem, o fundo do pensamento de Jesus é que o perdão não deve ter limites definidos, ou seja, é preciso sempre perdoar, independentemente do tipo de ofensa recebida.
Entretanto, há duas maneiras de perdoar alguém. A primeira é nobre, verdadeira, que é o perdão de coração. A outra, é perdoar apenas da boca para fora, isto é, não esquecer a ofensa recebida, guardando rancor. Não, este não é o verdadeiro perdão a que Jesus se refere, quando responde a Pedro.
O verdadeiro perdão, o perdão do coração, o perdão ensinado e igualmente praticado por Jesus, é aquele onde se esquece completamente a ofensa sofrida ou, ainda, sequer se sente ofendido. Aquele que esquece as ofensas revela uma grande alma. Por outro lado, aquele que não perdoa, e que guarda ódio e rancor dentro de si, mostra-se pequeno, sem elevação e moralmente inferior.
Outro ponto também a ser considerado, nas situações que dizemos ou nos consideramos ofendidos é: será que não somos os ofensores? É preciso sempre analisar cada uma das situações. Talvez, uma simples palavra dita em um tom mais agressivo por nós mesmos, não teria desencadeado isso?
Em O Evangelho segundo o Espiritismo, vemos que o verdadeiro perdão “é o único que será levado em conta por Deus, pois Ele não se contenta com o perdão aparente.”
Por isso, a necessidade de ser indulgente, que é ter disposição para perdoar culpas ou erros dos outros.
Por isso, a necessidade de ser misericordioso que é a ação de perdoar.
Lembremo-nos sempre de Jesus. Sigamos os Seus magnânimos exemplos, pois, somente assim, poderemos dizer que estamos seguindo a Jesus que é “o caminho, a verdade e a vida.”
Equipe Vida e Espiritismo
Bibliografia: KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 3 ed. França.Bíblia. Mateus 18:21-22.Esta é uma livre interpretação.