O Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo 5 - item 27
Este artigo é uma livre interpretação da comunicação feita pelo Espírito Bernardino, em 1863.
O item 27 do capítulo 5 abriga uma importante lição acerca de por fim nas provas.
O homem está neste mundo de expiação para reparar seus erros e para concluir suas provas. Tudo o que lhe acontece, também, são consequências de vidas passadas.
A questão 115 de O Livro dos Espíritos, esclarece que “Deus criou todos os Espíritos simples e ignorantes. A cada um deu determinada missão, com o fim de esclarecê-los e de os fazer chegar progressivamente à perfeição, pelo conhecimento da verdade, para aproximá-los de si. Nesta perfeição é que eles encontram a pura e eterna felicidade. Passando pelas provas que Deus lhes impõe é que os Espíritos adquirem conhecimento. Uns aceitam submissos essas provas e chegam mais depressa à meta que lhes foi dada. Outros só as suportam murmurando e, pela falta em que desse modo incorrem, permanecem afastados da perfeição e da prometida felicidade.”
As provações precisam seguir o caminho que é traçado por Deus. Entretanto, ao ver alguém passando por dificuldades, pensemos em como amenizar seu sofrimento, como nos solidarizamos por nós mesmos e gostaríamos que fossem solícitos conosco.
A bondade de Deus é infinita, portanto, a vida de cada ser humano deve ser um ato de devotamento e dedicação ao bem.
Empenhe-se para amenizar as dores de seu próximo, seguindo a lei do amor e da caridade, mas sabendo que cabe somente a Deus encerrar os sofrimentos por completo ou prolongá-los.
Equipe Vida e Espiritismo
Bibliografia: KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 3 ed. França.KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. 76 ed. FEB.Esta é uma livre interpretação.