O Livro dos Espíritos | Livro 4 “Esperanças e consolações” | Capítulo 1 “Punições e prazeres terrenos”
Preocupação com a morte, questões 941 e 942
Neste artigo vamos abordar as questões 941 e 942 de “O Livro dos Espíritos”. Estas questões falam sobre o medo da morte.
Para muitas pessoas, o medo da morte é motivo de preocupação, fazendo com que vivam com apavoradas e que não consigam cumprir na Terra a sua missão.
É errado ter essa preocupação, mas ela acontece porque, muitas vezes, procuram convencer as crianças que existe um inferno e um paraíso, e que é mais certo que irão para o inferno. Assim, as crianças crescem com essa ideia na cabeça, fazendo com que temam a morte, pois o inferno é o caminho mais provável.
Segundo Kardec: “Aquele que é mais apegado à vida corporal do que a vida espiritual, tem, na Terra, tristezas e prazeres materiais. Sua alma constantemente preocupada e afetada pelas dificuldades da vida, está em constante ansiedade e tortura. A morte o assusta porque ele duvida do seu futuro.
Aquele que é íntegro e se eleva acima das necessidades artificiais criadas pelos vícios dá ao seu espírito calma e serenidade, através da moderação de seus desejos. Feliz com o bem que faz, para ele não há decepções e os aborrecimentos não deixam marcas dolorosas em sua alma”.
Existem pessoas que acreditam que, para ser feliz na Terra, o segredo é saber suportar a infelicidade, porém, o mesmo ocorre com certos doentes, onde o médico prescreve uma dieta, mas eles gostariam de ser curados sem tomar remédios e sem deixar de cometer excessos.
Portanto, sejamos felizes. Esta é uma vida de prova e expiação. Peguemos o ponto positivo de cada coisa para que nossa vida fique mais leve. Procuremos sempre evoluir e trabalhar no bem, mesmo com as dificuldades do dia a dia, para não precisarmos temer a morte, pois fazendo estas coisas, nossa próxima encarnação será muito melhor.
Equipe Vida e Espiritismo
Bibliografia: KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. 1 ed. França.Esta é uma livre interpretação.